Questões comentadas
Professores resolvem questões de Linguagens e Matemática do Enem 2014
Confira também o que era preciso saber para resolvê-las
A prova do Enem deste ano ocorre daqui a pouco mais de uma semana. Os conteúdos do Ensino Médio são abordados em quatro áreas do conhecimento. Com o objetivo de ajudar os inscritos a compreenderem melhor o exame, Zero Hora convidou professores para elegerem a questão que consideraram mais complexa e elaborada na edição de 2014, comentando o que era preciso saber para resolvê-la. Veja quais foram escolhidas nas provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.
1 - O psicólogo de uma empresa aplica um teste para analisar a aptidão de um candidato a determinado cargo. O teste consiste em uma série de perguntas cujas respostas devem ser verdadeiro ou falso e termina quando o psicólogo fizer a décima pergunta ou quando o candidato der a segunda resposta errada. Com base em testes anteriores, o psicólogo sabe que a probabilidade de o candidato errar uma resposta é 0,20. A probabilidade de o teste terminar na quinta pergunta é?
A) 0,02048.
B) 0,08192.
C) 0,24000.
D) 0,40960.
E) 0,49152.
- Comentário de Bruno Baltazar, professor de matemática do Universitário
Se a probabilidade de o candidato errar uma resposta é 0,20, então a probabilidade de acertar uma resposta é 0,80. Para que o teste termine na quinta pergunta, o candidato deve errar apenas uma das quatro primeiras perguntas e, obrigatoriamente,
errar a quinta pergunta. Sendo o erro representado pela letra E e o acerto pela letra A, um exemplo favorável seria E, A, A, A, E, cuja probabilidade seria dada por 0,20 x 0,80 x 0,80 x 0,80 x 0,20 = 0,02048. No entanto, considerando que o erro deve estar em uma das quatro primeiras questões, temos quatro possibilidades favoráveis: E, A, A, A, E ou A, E, A, A, E ou A, A, E, A, E ou A, A, A, E, E. Portanto, a probabilidade de o teste terminar na quinta pergunta é 4 x 0,02048 = 0, 08192. As questões de probabilidade do Enem, normalmente, são fáceis. Entretanto, em 2014, nessa questão, encontramos eventos independentes - primeira parte da resolução que resulta em 0,02048 - e eventos mutuamente exclusivos - segunda parte da resolução que multiplica por 4 e resulta em 0,08192. A presença desses dois tipos de eventos em uma mesma questão é o que a torna uma questão bem elaborada. A maior parte dos estudantes tende a considerar apenas os eventos independentes e assinala, erroneamente, a alternativa A.
2 - Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Produndissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição
designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como
A) a forma do soneto, os versos metrificados, a presença de rimas e o vocabulário requintado, além do ceticismo, que antecipam conceitos estéticos vigentes no Modernismo.
B) o empenho do eu lírico pelo resgate da poesia simbolista, manifesta em metáforas como "Monstro da escuridão e rutilância" e "influência má dos signos do zodíaco".
C) a seleção lexical emprestada ao cientificismo como se lê em "carbono e amoníaco", "epigênesis da infância" e "frialdade inorgânica", que restitui a visão naturalista do homem.
D) a manutenção de elementos formais vinculados à estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada pela inovação na expressividade poética, e o desconcerto existencial.
E) a ênfase no processo de construção de uma poesia descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e científicos mais tarde renovados pelos modernistas.
- Comentário de Vanderlei Vicente, professor de literatura do Unificado:
A questão utiliza como base um dos mais famosos sonetos de Augusto dos Anjos.
O aluno precisa conhecer diferentes movimentos literários, como o Parnasianismo, o
Simbolismo e o Modernismo. A resposta deveria corroborar a afirmação de que o poema apresenta uma ideia de transição, de mistura de elementos, como se verifica na alternativa D. O aluno também deve prestar atenção na própria interpretação do poema, percebendo que o texto expõe um eu-lírico angustiado - traço comum desse poeta -, que, independentemente de seu mal-estar, encontraria apenas o verme como destino. Finalmente, é necessário reconhecer que a linguagem utilizada pelos poeta tem caráter revolucionário e inovador.
3)
As marcas de primeira pessoa do plural no texto da campanha de amamentação têm como finalidade:
A) incluir o enunciador no discurso para expressar formalidade.
B) agregar diversas vozes para impor valores às lactantes.
C) forjar uma voz coletiva para garantir adesão à campanha.
D) promover uma identificação entre o enunciador e o leitor para aproximá-los.
E) remeter à voz institucional promotora da campanha para conferir-lhe credibilidade.
- Comentário Manuela Arcos, professora de espanhol do Universitário:
Essa questão apresentou-se como uma das mais complexas não somente por sua parte interpretativa, mas também pelos conteúdos gramaticais que estavam
envolvidos na leitura do texto. Já no título do texto, temos a presença de uma palavra
heterossemântica: embarazada, que significa grávida. Em seguida, ainda no título, tem-se a locução adverbial en tándem, que se refere a atividades que são feitas simultânea ou sucessivamente. A partir do conhecimento desse vocabulário, o aluno já conseguia perceber a abordagem da campanha: um estímulo para que mulheres sigam amamentando enquanto estão grávidas e que, mesmo após o parto, continuem amamentando seus filhos simultaneamente. À parte do vocabulário envolvido, a chamada para a campanha utilizava a primeira pessoa do plural: nosotras, que se evidencia por meio da conjugação do verbo podemos, e do possessivo nuestros. No entanto, somente o conhecimento gramatical dessa estrutura não bastava: o aluno deveria aliá-lo à interpretação do gênero propaganda, que sempre tem como objetivo o convencimento ou a conscientização sobre algo. A tendência para a prova de 2015 é de que o Enem continue com sua proposta: exigir o conhecimento gramatical sempre de forma contextualizada.
4)
Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha.
Na charge, publicada no período de Carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:
A) uma referência ao contexto, "trânsito no feriadão", esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
B) uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal "é", evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
C) um termo pejorativo, "trânsito", reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.
D) uma referência temporal, "sempre", referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.
E) uma expressão polissêmica, "quadro dramático", remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.
- Comentário de Edson Otero, professor de português do Anglo Vestibulares RS:
As questões de Linguagem do Enem, diferentemente do que nos acostumamos a ver em vestibulares e concursos, não apresentam as famosas "armadilhas". No entanto, por serem questões com respostas equilibradas em tamanho e estrutura, exigem completa atenção, pois encontrar a resposta correta depende integralmente de interpretação do texto ou da figura apresentada. É muito importante, além da concentração nos textos ou figuras, reconhecer o contraste entre as diferentes linguagens gráficas e escritas, entre linguagens culta, coloquial, ou regional; reconhecer as características das fases da literatura nacional, da música, das artes plásticas. Um exemplo disso aparece na questão 106 de 2014. De todo o enunciado, interessa realmente o trecho "... linguagem verbal que contribui para estabelecer um diálogo entre a obra e a charge...". Dessa forma, é possível eliminar as alternativas que referem-se exclusivamente a trânsito, pois elas não fazem referência alguma ao quadro de Picasso. A única alternativa que cria efetivamente diálogo entre quadro e charge é a última, letra E. Ao usar a expressão "quadro dramático", com claro duplo sentido, estabelece a "polissemia" (vários sentidos). Questões assim, que exigem raciocínios e conceitos diversos, são constantes na prova do Enem. Nelas, o grau de dificuldade é sempre inversamente proporcional ao nível de atenção que você consegue dar à questão.
Em quatro videográficos animados, confira o que esperar das provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática:
Ciências Humanas:
Ciências da Natureza:
Linguagens:
Matemática: