Ensino
Últimos dias de inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos em Porto Alegre
São 519 vagas nas unidades da Capital
Vão até o dia 9 de maio as inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Em Porto Alegre, são 519 vagas entre cursos técnicos e superiores gratuitos, ofertados nos campi Porto Alegre (Centro Histórico) e Restinga. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Confira neste link as oportunidades em outras cidades
O Campus Porto Alegre oferece 417 vagas distribuídas nos seguintes cursos: técnico em administração, técnico em biblioteconomia, técnico em biotecnologia, técnico em contabilidade, técnico em meio ambiente, técnico em panificação, técnico em química, técnico em secretariado, técnico em segurança do trabalho, técnico em transações imobiliárias, licenciatura em ciências da natureza, superior de tecnologia em gestão ambiental, superior de tecnologia em processos gerenciais e superior de tecnologia em sistemas para internet.
No Campus Restinga, são oferecidas 102 vagas para os cursos: técnico em guia de turismo, superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e superior de tecnologia em gestão desportiva e do lazer.
Os editais com todas as informações sobre a seleção estão no Portal de Ingresso do IFRS, neste link. As inscrições podem ser feitas neste site ou no campus do curso desejado, onde há computadores à disposição para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os superiores. As provas serão aplicadas em 4 de junho e as aulas começam no segundo semestre de 2017.
Leia mais
Veja outras universidades públicas terão seleção no meio de ano
Como o WhatsApp pode se tornar um aliado para alunos, pais e professores
PUCRS muda vestibular de inverno e vai preencher 50% das vagas pelo Enem
Enem e Sisu
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos do IFRS é utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem", apenas por "nota do Enem" ou "somente prova".
Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), necessitando aguardar as inscrições e as orientações que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Datas importantes da seleção
Inscrições: até 9 de maio
Provas: 4 de junho
Informações: site do IFRS