Seleção unificada
Saiba como pesquisar vagas e fazer a inscrição no Sisu
Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de Ensino Superior
Candidatos a entrar no Ensino Superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.
Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As notas do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira, segundo informou o Ministério da Educação (MEC). São oferecidas somente vagas para cursos presenciais.
Como buscar vagas e se inscrever no sistema
Pesquisa de vagas
A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu.
É possível usar filtros na busca, especificando o tipo de curso (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) ou o turno desejado. Ao clicar na vaga desejada, o sistema exibe informações como a distribuição delas por semestre (há possibilidade de vagas para ingresso no primeiro ou no segundo semestre de 2016). Em caso dessa divisão, o sistema também mostra o critério usado para o ingresso em cada período.
Como se inscrever
As inscrições poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro de 2016, também pelo site do Sisu.
É preciso ter em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2015.
A primeira coisa a fazer é confirmar os dados cadastrais, para que o sistema possa entrar em contato.
O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de Ensino Superior participante, local de oferta, curso e turno.
Para começar é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção". Depois de buscar o curso no qual quer se inscrever, basta clicar em "Escolher este curso" para continuar.
Depois de escolher a graduação, é preciso ler atentamente as modalidades disponíveis para o curso. O candidato deverá escolher a opção na qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade".
Por fim, o estudante deve conferir os dados do curso que escolheu e a documentação pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clicar em "Confirmar minha inscrição".
Na tela "Minha inscrição", o candidato confere a inscrição que acabou de fazer. É permitido alterar as opções durante o período de inscrições - apenas a última será considerada.
As notas de corte dos cursos e a classificação parcial do candidato serão divulgadas nos dias 12, 13 e 14 de janeiro a partir das 9h. O estudante poderá alterar as opções de curso de acordo com a nota para melhorar suas chances.
O resultado da chamada regular será divulgado em 18 de janeiro.
Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Aqueles que não forem selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.