Com a bênção do Papa
Músicos e atores entram no clima da Jornada Mundial da Juventude
Evento religioso vai movimentar o Rio de Janeiro a partir do dia 23 de julho
Antes mesmo de nascer, a vida de Maria de Fátima Palha de Figueiredo estava fadada à fé. Ainda criança, em Portugal, seu pai havia sido desenganado por ter contraído febre tifoide e depositara a certeza de cura na água de Nossa Senhora de Fátima.
Se sobrevivesse, a sua primeira filha seria batizada com o nome da santa. Agora, aos 56 anos, Fafá de Belém mantém vivo o histórico religioso da sua família com um feito inédito: será a única cantora do mundo a se apresentar para três papas!
- Não tenho dúvidas de que sou abençoada - diz a paraense, que vai participar da Cerimônia de Acolhida do Papa Francisco, um dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no dia 25, na Praia de Copacabana:
- Se para João Paulo II (no Maracanã) e Bento XVI (em Valência, na Espanha), eu cantei Ave-Maria, desta vez, vou interpretar uma composição inédita do padre Fábio de Melo, Eu Sou de Lá. Narra a maior manifestação de fé da minha terra natal, Belém. Todo ano, participo do Círio de Nazaré.
A turma é grande
Fafá é um dos cerca de 800 artistas, entre atores, músicos e dançarinos, que vão participar da JMJ no Rio. Além dos eventos principais - Missa de Abertura, Cerimônia de Acolhida, Via Sacra, Vigília e Missa de Envio -, haverá funções paralelas como shows no Corcovado com nomes como Felipe Dylon, Elymar Santos e Neguinho da Beija-Flor.
- Vou cantar músicas que tragam um sentido positivo à vida das pessoas como Assim Somos Nós, Jesus Cristo e Cidadão - adianta Elymar, devoto de São Sebastião:
- Não saio sem rezar o terço, sou movido pela fé!
No Riocentro, bandas e cantores católicos se unirão no Vida in Concert, segunda-feira, a partir das 19h. A convite de Elba Ramalho, Thiaguinho e Toni Garrido, entre outros, se apresentarão lá.
- A cidade vai se colorindo não pelo futebol ou pelo Carnaval, mas para orar - festeja Elba.
A maior concentração de artistas se dará na Via Sacra, no dia 26, em Copacabana. Em 14 pontos pela orla, famosos como Ana Maria Braga, Eriberto Leão e Murilo Rosa lerão trechos bíblicos.
Cássia Kiss Magro dará vida à Maria, mãe de Jesus, na peregrinação e vai tentar aproximar-se do papa Francisco pra ganhar a sua bênção:
- Acho que eu mereço!