Fique ligado!
A aids não se manifesta da mesma forma em todos
Apesar da afirmação do título, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele e gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha que podem levar muito tempo para desaparecer.
Após exposição à situação de risco, recomenda-se uma espera de três meses para a pessoa fazer o teste de identificação do vírus HIV.
A ausência de sintomas evidentes da doença não exclui a possibilidade de haver infecção pelo vírus HIV. Ele pode passar despercebido por anos e anos! Portanto, a pessoa pode estar infectada e não ter desenvolvido a doença (aids), não tendo, portanto, nenhum problema de saúde durante muito tempo.
Em geral, os primeiros sintomas da aids começam a aparecer entre oito e dez anos após a contaminação. Esse tempo, porém, varia de pessoa para pessoa. Não é uma regra!
Faça o teste!
- Por todas essas variáveis, recomendamos que, ao iniciar um relacionamento, o casal faça o teste para todas as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV.
- O exame e o uso da camisinha sempre permitirão um sexo saudável.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.