Entretenimento



Beleza

63 anos depois, Miss Mundo anuncia fim do tradicional desfile de biquíni

Uma nova prova irá substituir a competição de traje de banho no concurso Miss Mundo Brasil a partir de 2015

19/12/2014 - 14h32min

Atualizada em: 19/12/2014 - 14h32min


A sueca Kicki Håkansson (E), primeira vencedora do Miss Mundo, e a gaúcha Sancler Frantz, que venceu a prova de traje de banho em 2013

Concurso que elege a representante brasileira para o Miss Mundo não terá mais o tradicional desfile de biquíni. A Miss World Organisation, responsável pelo evento, anunciou, nesta quinta-feira, 18, a eliminação da prova em trajes de banho a partir de 2015. A edição brasileira da competição, o Miss Mundo Brasil, adotou a medida.
De acordo com o diretor executivo do Miss Mundo Brasil e do Mister Brasil, Henrique Fontes, o assunto já vinha sendo considerado há alguns anos, mas só agora foi efetivamente anunciado. Uma nova prova, ainda não divulgada, substituirá a competição de traje de banho no concurso nacional. Data e local do Miss Mundo Brasil 2015 serão anunciados em breve.

Sul-Africana vence o Miss Mundo 2014

- O Miss Mundo busca uma mulher linda, articulada, talentosa, que possa ser uma embaixadora de projetos sociais. Que diferença faz uma nota alta em um desfile em traje de banho? Concordo que é quase constrangedor julgar uma mulher por dois centímetros a menos ou a mais em qualquer parte do seu corpo nos dias de hoje. Estamos orgulhosos dessa mudança e da nova era que se inicia nos concursos de beleza - assegura Henrique.

A decisão foi tomada pela CEO do evento, Julia Morley. Segundo ela, os tempos são outros e a beleza das candidatas vai além do julgamento em trajes de banho.

- Não vejo nenhum problema em lindas jovens com seus trajes de banho em uma praia ou piscina. O que não faz sentido nos dias de hoje é elas serem julgadas em um palco em tais trajes, em uma sala ou teatro onde todas as outras pessoas estão formalmente vestidas. A beleza de uma mulher vai muito além disso, é tempo de realizarmos essa importante mudança - explicou.

Gaúcha vence o Miss Mundo Brasil 2014

Para a gaúcha Julia Gama, 21 anos, atual Miss Mundo Brasil e semifinalista do Miss Mundo 2014, essa mudança vai melhorar ainda mais a imagem do concurso.

- Sou suspeita para falar dessa alteração no evento, porque não vejo o Miss Mundo como apenas um concurso de beleza. Está em outra categoria. É a escolha de uma embaixadora para representar o mundo. O conceito básico não exige que a mulher seja sexy - afirma.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

Julia acredita que é importante acabar com o estereótipo de que a candidata precisa ter um padrão de medidas, dieta e beleza. É um concurso sadio onde a maior pontuação se dá na entrevista. Além disso, ainda segundo a gaúcha, outras participantes da competição, de países conservadores, vão sentir-se mais à vontade com essa mudança.


Julia Gama (C) na final do Miss Mundo 2014  (Foto: Leonardo Rodrigues/Divulgação)

- A cultura de cada nação é muito diferente. As pessoas envolvidas no concurso sempre tiveram uma ótima postura, com bastante respeito, por isso não me surpreendo com essa decisão - salienta Julia.

Leia outras notícias sobre o Miss Mundo

Criado em 1951 em Londres como um festival de biquíni, até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em trajes de banho. No ano seguinte, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.

Leia todas as notícias do Diário Gaúcho

Curta a página do DG no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias