Estrelas da Periferia
As pagodeiras de Viamão abrem alas para a mulherada!
>
No Bairro Tarumã, em Viamão, a paixão pelo pagode levou as irmãs Glauciane, 20 anos, e Vandrielen, 21, a romper preconceitos e formar uma dupla de pagode. O amor pelo gênero começou em casa, com o pai, Daniel, que já tocou em bandas de pagode, e com o tio, Leandro.
- A gente via eles tocando, compondo direto. Então, começamos a brincar em casa, cantar algumas músicas. Até que meu tio viu a gente cantando Não Deixe o Samba Morrer, da Alcione, que sempre foi muito ouvida aqui em casa. Daí, ele sugeriu que fizéssemos vídeo e postássemos no you tube e no facebook. A gente não acreditava que Postamos e rapidamente chegou a mais de 10 mil acessos - comenta Glauciane, que além de cantar, toca banjo.
Aos poucos, as composições próprias começam a aparecer
Junto com o tio - e parceiro - as gurias começaram a compor. A primeira faixa foi Quando Eu Te Conheci, que elas tocam nas apresentações que tem feito na cidade e em eventos do gênero. O mais recente, aliás, foi na festa de Natal na quadra da Acadêmicos da Orgia, na Capital, em meio a nomes conhecidos do pagode local, como o grupo Vibração.
- Foi muito bom, o público nos recebeu bem. Antes, a gente fazia backing vocal em alguns grupos de pagode. E o pessoal estranhava, tinha um certo preconceito. Mas vamos romper isso - comemora Glauciane.
Em 2015, elas pretendem gravar mais músicas próprias e, principalmente, divulgar o nome da dupla no Rio Grande do Sul. O mercado fechado é um desafio, elas observam. Mas não pretendem desistir.
- Vamos mostrar a força da mulher gaúcha no pagode - anuncia Vandrielen.
Pitaco de quem entende
Adriano Brasil, produtor artístico e musical, fala da dupla Glauciane e Vandrielen.
- Fico muito feliz em ver meninas de tanto talento no meio do pagode. Seria muito legal que surgissem mais grupos com mulheres neste meio. Espero que esta dupla incentive as meninas de Porto Alegre e Região Metropolitana. Parabéns, Glauciane e Vandrielen!
O espaço é todo seu, aproveite!
l Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
l no facebook, diariogaucho
l no twiiter, diário gaúcho
l pelo telefone: 3218-1684
l Para falar com a dupla, ligue para 9170-4256.
Abaixo, confira a performance das pagodeiras.