Informação
Saiba o que é a fimose, que diminui o prazer na relação sexual e causa dor
Por volta dos dez anos, na maioria dos homens, a pele que envolve a extremidade do pênis ainda não saiu. Alguns, mesmo na idade adulta, continuam tendo-a.
O pênis é formado pela glande, pelo corpo e pela base. A partir de sua base, ele é todo revestido por uma pele chamada prepúcio, que serve para proteger todo o pênis, especialmente a glande, que é a cabeça e a parte mais sensível dele.
Leia outras colunas de Falando de Sexo
Puxando essa pele para baixo, em direção à base do pênis, a glande fica exposta. Quando existe dificuldade em expor a glande, porque não se consegue puxar o prepúcio para baixo, dizemos que existe a fimose.
Nada mais é do que a dificuldade de expor a glande, porque a pele está colada nela, ou porque se formou um anel dessa pele que reveste o pênis, ficando tão estreita a ponto de impossibilitar que se retraia.
Leia mais notícias do Diário Gaúcho
A fimose pode causar desconforto ao urinar e infecção para a glande do pênis. Esta condição causa dificuldade para limpar o pênis, que pode exalar cheiro e ficar suscetível à infecção.
Ter relações sexuais com esta pele não se retraindo diminui o prazer. E, sem preservativo, pode ser bastante doloroso.
Desconforto não é normal
Muitos homens passam a vida sofrendo de fimose sem perceber. Acham que o desconforto é normal quando pode gerar consequências negativas para a vida sexual e saúde.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.