Fertilidade
Um em cada dez casais enfrenta dificuldade para ter filho
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que um em cada dez casais brasileiros enfrenta dificuldade para engravidar. Em média, 30% são por problemas no organismo da mulher, 30%, no homem, 30% em ambos os sexos e 10% por motivos indeterminados.
Leia outras colunas de Falando de Sexo
Tal diagnóstico só pode ser confirmado após um ano de tentativas. Até lá, manter uma boa saúde e ter tranquilidade valem ouro. Depois, é que se deve investigar com um especialista.
Os motivos vão dos físicos, como avanço da idade, aos psicológicos, a exemplo da ansiedade.
Alguns fatores que dificultam engravidar: relações sexuais no momento errado, isto é, sem ser quando a mulher vai ovular, ciclos irregulares e ovulação irregular e infecções, ou doenças ginecológicas e pélvicas, como a endometriose.
No homem, o calor prejudica a qualidade dos espermatozoides, e álcool e fumo em excesso afetam a produção de espermas. Problemas anatômicos dificultam o encontro do espermatozoide com o óvulo, impedindo a gravidez.
Doença masculina, a varicocele é uma das causas mais comuns de infertilidade. E doenças sexualmente transmissíveis, quando não são tratadas, também prejudicam.
Leia outras notícias do Diário Gaúcho
Tempo certo
Mulheres que praticam relações sexuais diárias ou a cada dois dias nos dias que antecedem a menstruação têm uma probabilidade maior de engravidar, em comparação a apenas uma relação na época fértil.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.