Entretenimento



Estrelas da Periferia

MC Helenzinha é funkeira linha de frente

10/02/2015 - 08h03min

Atualizada em: 10/02/2015 - 08h03min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS

Natural de Canoas e moradora do Bairro Sarandi, na Capital, Helen Caroline dos Santos Martins, a MC Helenzinha, 21 anos, se diz representante das "bandidas" no funk. No meio, a expressão não tem nada de negativo.

- É a mulher que se banca, trabalha, tem filho, é linda, inteligente e linha de frente - define a própria artista.

Leia mais sobre Estrelas da Periferia

Além de soltar a voz e dançar nos palcos, Helenzinha se vira nos 30 como mãe de Maria Eduarda, cinco meses. Até os cinco meses de gravidez, a funkeira não parou com os shows e, entre a vida artística e o papel de mãe, poucas foram as adaptações necessárias, inclusive no visual como artista.

- Antes, tinha unhas grandes para os shows. Agora, para não a machucar, tive que cortar e coloco unhas postiças para o show. Mas ela é um anjo, não incomoda - derrete-se.

Uma das canções de MC Helenzinha, Firma de Bandida, fala bem sobre o dia a dia dessa ala feminina.

Na primeira vez solo no palco
Há cerca de cinco anos, a funkeira começou a cantar e, antes disso, dançava em grupos de funk. A primeira experiência solo, segundo Ellen lembra, foi inesquecível, incentivada por Giovane Azenha, produtor e descobridor de talentos do gênero.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

- Deu aquele frio na barriga. Foi no Baile Funk da Tuca! Comecei a cantar músicas de outros artistas. Quando vi que o pessoal aceitou bem, me empolguei e vi que dava para seguir carreira solo - relata ela.

A iniciativa e a sua inspiração para a música começaram já na época do colégio. Era ela sempre a responsável por produzir coreografias e danças para qualquer apresentação. Na época, meados dos anos 2000, começavam a despontar os MCs Marcinho e Sabrina.

- Sou eclética. Faço tanto funk melody quanto o ousado. Não gosto de ficar presa a um gênero - diz Helen.

Pitaco de quem entende
Adriano Brasil, produtor artístico, adorou o som de Helenzinha:

- Muito boas a produção e a roupagem do trabalho da Helenzinha! O funk gaúcho precisa de cantoras com atitude como a dela. Uma dica é ter cuidado para não deixar suas letras parecidas com as de cantoras já reconhecidas nacionalmente.

Aqui, o espaço é seu!
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 e um telefone de contato para elana.mazon@diariogaucho.com.br.

- Para falar com MC Helenzinha: 9424-1550.

Abaixo, ouça Recalque Dela:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias