Estrelas da Periferia
Sertanejos de Taquara começam a ganhar o Rio Grande do Sul

Natural de Taquara, no Vale do Paranhana, a dupla Gilson & Gabriel se conhece de longa data. Amigos desde 1997, os sertanejos começaram a trajetória tocando em bandas de baile, típicas de região. Em 2001, resolveram unir forçar e começaram a fazer shows como dupla, mas investindo em um repertório mais eclético, típico de barzinho. Porém, o sonho dos dois, principalmente de Gabriel, era migrar para o sertanejo, sua grande paixão.
- Me apaixonei pela música sertaneja nos anos 90, época de Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo, com o programa Amigos, na TV Globo. Vivemos toda aquela época, a empolgação com o sertanejo - relembra Gabriel.
2015 tem música nova e se dupla se espraiando
No começo da trajetória, os parceiros enfrentaram dificuldades típicas de quem está começando na carreira. Aos poucos, começaram a abrir espaço com shows na região, mesclando sertanejo mais moderno com o de raiz.
- Em show dançante, não tem como não tocar canções do sertanejo mais moderno. Mas é impressionante: o público sempre pede, ao menos, duas músicas de raiz - comenta Gilson.
Em 2012, os parceiros gravaram seu primeiro CD, Momentos, com músicas próprias e inéditas, como Pra Te Esperar. Ousados, investiraram na gravação do primeiro DVD, em Taquara, na Expofeira, tradicional evento local.
Em 2014, o momento que eles consideram mais marcante na carreira. Em Parobé, abriram show de Victor & Leo.
- Foi nosso grande momento, e o público curtiu várias de nossas músicas. Depois do show, fomos ao camarim e eles nos receberam muito bem. Entreguei um CD nosso para a dupla - relembra Gilson.
Para começar bem 2015, eles apostam na canção Valendo Pouco, lançada nas rádios da região, e que deve integrar o próximo CD de Gilson & Gabriel. Além da nova faixa, a dupla comemora o fato de ter conseguido levar seu show para além da região. Com uma média de 12 apresentações mensais, os sertanejos estiveram no Carnaval de Imbé, em fevereiro, em Porto Alegre, e já mostraram seu som na Serra.
- É uma região que prestigia muito o sertanejo. Sem nos desvirtuar, apostamos no gênero e começamos a colher os frutos - afirma Gabriel.
Pitaco de quem entende
Juliano "Klcinha" Carvalho, opina sobre o som de Gilson & Gabriel:
- Eles escolheram uma boa música para gravar. Gostei do timbre de violão, a dupla canta bem. Só acho que a primeira voz deve tentar manter um vocal cada vez mais reto e moderno.
Mostre seu som por aqui!
- Para falar com Gilson & Gabriel, ligue para 9157-2182.
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
- Via Twitter
- Via Facebook
- Via telefone: 3218-1684
- Abaixou, assista ao vídeo de Valendo Pouco: