Momento importante
É hora de conversar com sua filha sobre iniciação sexual!
Não importa se você irá se sentir constrangido e desconfortável com sua filha falando sobre anticoncepcional, cuidados e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), pois ela precisa ouvir isso diretamente de você, pai e ou mãe. É para ser uma conversa, e não uma ameaça ou um castigo!
Uma vez que sua filha começou a menstruar, ela pode engravidar. Quase 50% das meninas do ensino médio têm relações sexuais pelo menos uma vez.
Leia outras colunas de Falando de Sexo
Cerca de metade das novas DSTs, a cada ano, está em adolescentes e adultos jovens, com idades entre 15 a 24 anos. Se você acha que sua filha pode estar começando a pensar em sexo, fale com ela sobre o controle da natalidade, incluindo o de emergência.
Deixe claro, mas sem terrorismo, que ter relação sexual uma vez só já pode engravidá-la ou levar a uma DST, inclusive no sexo oral! Muitos jovens com doenças não apresentam sintomas e, por isso, podem não saber que estão infectados.
Acompanhe todas as notícias do dia
Mostre como funciona uma camisinha. Ela deve saber que é uma das melhores maneiras de se proteger contra a gravidez, pois, ao contrário de outras formas de controle de natalidade, também protege contra muitas doenças.
Romance faz parte da fase que elas vivem
Falar sobre romance também é importante, pois, muitas vezes, quando uma menina atinge a puberdade, ela vive sua primeira paixão. Diga que a confiança, honestidade e respeito são essenciais em uma relação saudável.
Converse sobre como lidar com a pressão dos colegas e fale sobre o "sexting": a tendência crescente de enviar fotos nuas ou mensagens sexuais por celular. Avise sua filha que sua intimidade pode parar na escola ou na internet!
Papo aberto
Pais que dão orientação sem ameaça nem punição criam filhos mais conscientes e sadios.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.