Entretenimento



Prevenção, sempre!

Não só homossexuais correm risco de pegar HIV

03/04/2015 - 06h02min

Atualizada em: 03/04/2015 - 06h02min


Júlio Cordeiro / Agencia RBS

Não é verdade que só homossexuais contraem o HIV, pois todos que fazem sexo de forma desprotegida - sem camisinha - estão sujeitos a contrair o vírus independentemente do tipo de penetração.

Praticar qualquer tipo de sexo não tomando os devidos cuidados pode causar danos para todas as pessoas. São as situações de risco envolvidas. 

Leia outras colunas de Falando de Sexo


O uso da camisinha ajuda também a lubrificar e não causar danos. Muitas pessoas pensam que, porque não há risco de gravidez, também não precisa usar preservativo no sexo anal, mas isso está totalmente errado!

Boa parte das DSTs (clamídia, gonorreia, hepatite infecciosa e HIV) é transmitida através do ânus. E isso atinge  heterossexuais, homossexuais e bissexuais.

A contaminação acontece porque as paredes do ânus são muito mais finas e podem ser rompidas mais facilmente, se ocorrer muito atrito seco. Após a infecção pelo HIV, pode demorar até a manifestação dos primeiros sintomas da aids.

Acompanhe todas as notícias do dia


A doença começa a aparecer entre oito e dez anos após a contaminação pelo vírus. E ainda varia de pessoa para pessoa.

Por isso, o casal em início de relação  deve fazer o teste para todas as doenças sexualmente transmissíveis. Inclusive, o HIV!

Melhor assim
O exame mais o uso da camisinha permitirão um sexo saudável para o casal.

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias