Música
Vendas de música digital igualam as de música física pela primeira vez
Federação Internacional da Indústria Fonográfica considera o avanço do streaming uma boa notícia para a indústria musical.
As vendas mundiais de música digital igualaram pela primeira vez as vendas físicas em 2014, estimuladas pelo sucesso dos serviços de streaming, anunciou a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).
A entidade, com sede em Londres, considera o avanço do streaming uma boa notícia para a indústria musical, que no entanto registrou queda de 0,4% nas vendas no ano passado, a US$ 14,965 bilhões.
Com o apoio de famosos, Jay-Z lança site de música online
Digital deve superar o físico nos próximos dois anos
Frances Moore, diretora geral da IFPI, acredita que o negócio digital vai superar o mercado físico nos próximos dois anos.
- Comprovamos que o streaming domina realmente o mercado digital e podemos imaginar que, um dia, a maior parte das vendas de música acontecerá neste formato - declarou à AFP.
O fenômeno está vinculado às inovações tecnológicas e ao desenvolvimento dos smartphones.
Faturamento da indústria de streaming aumentou em 2014
As assinaturas de serviços de streaming - que permitem ouvir música de forma ilimitada - continuam sendo uma parte relativamente pequena da indústria, mas o faturamento aumentou 39% em 2014, a US$ 1,57 bilhão, segundo a IFPI. De acordo com a entidade, 41 milhões de pessoas pagam por este tipo de serviço, como o Spotify ou o Deezer.
Leia mais sobre famosos e entretenimento