Dicas!
Livros podem ajudar os pais na educação sexual dos pequenos

Quando uma criança de até cinco anos pergunta de onde veio, questiona como entrou na barriga da mãe ou é flagrada se tocando, o casal deve explicar o que se passa, usando a linguagem infantil e passando algumas informações até perceber que a criança fica dispersa ou troca de assunto.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
O mais importante é não ter medo de falar sobre o tema. Não é fácil mesmo. Nós, adultos, não tivemos educação sexual, por isso, é preciso buscar informações de qualidade onde for possível, atualizar-se e não ter vergonha de ultrapassar essa barreira.
As pessoas têm medo de dizer algo errado e de que uma conversa como essa estimule o sexo. Mas o que importa não é essa conversa isolada, mas as atitudes afetivas que os pais têm com seus filhos. Até os cinco anos, as perguntas sobre sexo costumam ser: "o que é?", "como é feito?" e outras curiosidades simples, ainda bastante distantes da prática.
Quando as crianças começam a tocar as partes íntimas e fazem isso na frente dos outros, é importante explicar para o filho que isso pode ser feito, mas quando ele estiver sozinho, e não diante de outras pessoas.
O assunto é interessante em várias fases da vida. Sugerimos que os pais, primeiro, busquem ler a bibliografia indicada, para, depois, oferecê-la a seus filhos ou dar a eles respostas consistentes.
Para ler
Mamãe, Como Eu Nasci? - Marcos Ribeiro
Mamãe Botou um Ovo! - Babette Cole
Conversando Com Seu Filho Sobre Sexo - Marcos Ribeiro
Quem Ama, Educa! - Içami Tiba
Educação Sexual em 8 Lições - Laura Muller
Participe!
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.