Falando de sexo
Como falar sobre sexo com crianças e adolescentes?
Especialistas dão dicas de como retratar a sexualidade com as crianças e os adolescentes e dão dicas de livros que podem servir de apoio neste momento

Meu filho tem dez anos e fica mexendo no pênis na frente de qualquer pessoa que esteja em casa. Eu e meu marido já chamamos a atenção dele, e ele só sai de perto quando começamos a falar. Como posso fazer ele entender que não pode fazer isso, senão, as pessoas ficam chateadas?
Tenho uma filha de cinco anos. Ela fica se tocando o tempo todo. Eu não sei como falar pra ela não fazer isso sem ficar incomodada. Tem algum livro que possa me auxiliar a tratar desse assunto com ela, para me indicar?
Para ajudá-las e, certamente, a muitas outras pessoas, citaremos algumas sugestões fáceis de ler por serem simples, rápidas e diretas. Para os menores de sete anos, é importante que a obra tenha mais imagens do que texto. A criança não consegue imaginar o conceito. Ela tem de visualizar.
Mesmo com o livro na mão, os adultos têm de estar preparados para responder perguntas que vão surgindo a partir do que a criança vai vendo ou ouvindo. O adulto pode ir lendo gradativamente o livro e pinçar o que é interessante ser dito naquele momento.
Como muitos pais se sentem perdidos ao ter de falar de sexo com o filho, o livro funciona como um intermediário para estabelecer esse contato.
Conte com a ajuda dos livros
Para crianças
/// Sexo Não É Bicho-Papão! (Marcos Ribeiro)
/// O Planeta e Eu: Conversando Sobre Sexo (Liliana Lacocca)
Para Adolescentes
/// Adolescente: um Bate-papo Sobre Sexo (Marcos Ribeiro)
/// Sexualidade: a Difícil Arte do encontro (Lídia Rosenberg Aratangy)
Para Pais
/// Olho no Olho, Orientação Sexual Para Pais (Lídia Rosenberg Aratangy)
Educação
/// Quem Ama Educa (Içami Tiba)
/// Educação Sexual em 8 Lições (Laura Muller)