Falando de Sexo
Educação sexual começa em casa, com diálogo
Informar e orientar seu filho é uma forma de prevenção de questões ligadas à sexualidade
Quero saber a opinião de vocês sobre falar de sexo com crianças. Tenho uma filha de oito anos que é bem esperta, curiosa e vive fazendo perguntas que, muitas vezes, nos deixa de queixo caído. Às vezes, os questionamentos dela são constrangedores! Aí, eu não sei se devo conversar sobre sexo nem como devo fazer. Fico com vergonha de tocar nesse assunto por ela ser tão pequena. Nunca falei sobre sexo com meus pais e, talvez, por isso me sinta assim.
Oi, gurias, adoro ler a coluna de vocês! Outro dia, conversando com uma vizinha, contei que estou tirando as fraldas da minha filha de três aninhos, e que, às vezes, ela fica se tocando nas partes íntimas. Ela disse que eu não posso deixar isso acontecer, mas eu acho que é normal a criança se tocar, né?
A retirada das fraldas, a partir dos dois anos, desperta o interesse da criança pelos órgãos sexuais. É a fase das descobertas, quando ela percebe que tocar as partes íntimas causa uma sensação gostosa.
É uma das maneiras de a criança criar amor pelo seu corpo, mas, nem sempre, os pais, ao verem seus filhos se tocando, reagem com naturalidade. Surpresa, constrangimento e até atitudes repressoras podem surgir ao flagrar o filho entretido com seus genitais.
É preciso lembrar que a educação sexual deve começar sempre dentro da família. Muitas vezes, falar sobre sexualidade com os filhos não é tarefa fácil, mas é muito importante para ajudar a criança a desenvolver uma atitude responsável e saudável nas diversas fases de sua vida.
A sexualidade é um assunto sobre o qual as crianças e os adolescentes ouvem falar desde muito cedo, por meio de propagandas, filmes, novelas, revistas, internet e amigos. Cada família tem seu jeito de falar sobre o tema, e o importante é que haja diálogo e respeito.
Esta conversa pode acontecer em frente à televisão, durante um passeio ou em meio a uma cena do cotidiano. E é um papo que deve continuar acontecendo sempre, com naturalidade, amor e alegria. Assim, é mais fácil trocar ideias.
Informar e orientar é uma forma de prevenção de questões ligadas à sexualidade. Portanto, conversar e falar sobre a sexualidade nas diferentes fases do desenvolvimento é uma maneira de evitarmos futuros problemas!
Leia mais colunas do Falando de Sexo
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br