Falando de Sexo
Mulheres, declarem guerra à TPM!
Variação de hormônios acaba causando tristeza e irritação, mas a mulher precisa aprender a lançar mão de táticas para amenizar os efeitos da tensão pré-menstrual
Andréa e Lúcia, acho que a minha mulher sofre de uma baita TPM. É que ela fica insuportável antes de menstruar! Reclama de tudo, briga com todo mundo, fica irritada e sem a menor vontade de transar. Será que todas as mulheres são assim? Tem alguma medicação que ela pode tomar?
Oi, gurias. Tenho brigado com o meu marido porque, quando está perto da minha menstruação descer, eu não tenho a menor vontade de transar.
Ele fica chateado e, às vezes, brabo comigo. Acontece que eu tenho muita dor de cabeça, os meus seios doem bastante, ficam bem sensíveis, e, além disso, eu me sinto frágil. Só que tudo isso vem aumentando com o tempo.
Acabo ficando assim durante vários dias, mas, depois que a minha menstruação acaba, a minha vontade volta ao normal, e eu também me sinto melhor. Será que tem algum remédio para o meu caso?
Pois é, queridos leitores, parece que vocês estão falando da síndrome da TPM, a famosa tensão pré-menstrual. Trata-se de um conjunto de sintomas e sinais que aparecem um pouco antes da menstruação, desaparecem com ela e estão relacionados à produção dos hormônios femininos.
A concentração deles varia durante o ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge o seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair, e, aí, aumenta a produção de progesterona.
O nível desses dois hormônios, praticamente, chega a zero durante a menstruação. E o impacto que isso provoca no humor feminino também muda de um dia para o outro.
Os sintomas são: irritabilidade, tristeza, dor nas mamas, brabeza e dor de cabeça. A mulher também chora fácil, mas sem saber por que, e pode explodir sem motivo.
Autoconhecimento e exercícios
Para controlar os sintomas, aprenda a se conhecer. Você já sabe que a mudança dos hormônios vai alterar o seu humor, está anotando no calendário e já percebeu que anda mais irritada.
Por isso, comece a controlar-se. Exercícios físicos ajudam muito, pois reduzem a tensão, a tristeza e ainda melhoram a autoestima.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br