Entretenimento



Falando de Sexo

Para garantir que não vai pegar herpes genital, só usando camisinha

05/07/2015 - 20h01min

Atualizada em: 05/07/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Divulgação / Mário Motta

Gostaria de saber: quando se mantém uma relação sexual sem preservativo com uma pessoa que tem herpes, mas a mesma não está neste período com as bolinhas, o outro que não tem pode pegar?
E por que existem pessoas que já tiveram, mas não apresentam mais os sintomas, enquanto, em outras, seguidamente, eles aparecem? Isso tem tratamento, meninas?

 
Não pense que só pelo fato de não ter feridas não pode contaminar! A camisinha será sempre o melhor caminho.

Os sintomas do herpes genital são, muitas vezes, sutis e, facilmente, confundidos com outras coisas como picadas de insetos, espinhas, assadura ou hemorroidas. O vírus pode ser contagioso, mesmo quando não há sinais.

Saiba, no entanto, que muitas pessoas têm herpes genital durante anos ou décadas sem saber. O que pode levar algumas a ter mais surtos do que outras são fatores como estresse, dormir mal, dieta desequilibrada, resfriados e calor, alterações hormonais e cirurgias que deixam o sistema imunológico um tanto fragilizado.

Os motivos que disparam o herpes podem não ser os mesmos para todos, e não há uma certeza única sobre o estilo de vida que gera os surtos. Se você acha que algo em particular desencadeia os sintomas no seu corpo, pergunte ao médico o que deve fazer.

Nunca se automedique
Muitas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) têm sintomas semelhantes, e algumas não têm nenhum. Assim, nem pense em se tratar sem falar com alguém da área médica antes.

Confira abaixo alguns sinais de alerta e perceba seu corpo:
/// Homens: machucado no pênis, cabeça do pênis dolorida, sensível ou inflamada, dor testicular ou dor.

/// Mulheres: corrimento vaginal incomum, mudança na textura ou na sua cor, sangramentos e genitais inflamados.

/// Homens ou mulheres: sensação de ardor ao urinar, coceira, bolhas ou feridas na região genital e na boca. Dor durante o sexo, corrimento ou prurido anal, sensação febril e sintomas de gripe com alguma das situações acima.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias