Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes: pavor de louça suja na pia

14/08/2015 - 08h05min

Atualizada em: 14/08/2015 - 08h05min


Miguel Neves / Divulgação

Eu sempre quis ter pia da cozinha com cuba dupla, sabe aquelas? Pela proposta de organização, com um lado todinho pra lavar e outro pra enxaguar. Até que me disseram "Affff… só serve pra juntar louça nas duas cubas." Meu sonho acabou. Desilusão. Não ia dar certo porque eu tenho pavor de louça acumulada. Sei de onde vem essa herança, eu me criei com louça parada no secador, nunca na pia. O padrão de limpeza segue com a gente e eu agradeço.

Claro que existe uma certa tolerância pra copos sujos de água ou colheres lambuzadas de iogurte, desde que eles não se multipliquem. Um pratinho que sobrou do lanche da tarde, com inocentes farelos de pão, também pode permanecer um pouco ali (sem queijo derretido e grudado, veja bem). Uma faca esquecida até mimetiza com o inox - se for exceção e não regra. A esponja segue a mesma lógica de não esquentar lugar. Convive uma semana com a família e é sumariamente descartada. Imagina ter que usar o pegador de massa pra jogar no lixo algo que criou raízes no granito e até mudou de cor. Faltou citar o rodo, que deixa a pia sequinha e eu amo. E ralo sem restos mortais de comida, obviamente.

Leia todas as colunas da Magali Moraes

No capricho

Nem todo mundo se incomoda com isso, alguns se orgulham da pia abarrotada, postam foto e assumem que estão num relacionamento sério com a sujeira. Lá em casa, não rola. É mais aceitável quem acumula louça de um dia pro outro e lava tudo ao acordar? Os que juntam toda a louça do final de semana são dignos de perdão? E quem só encara o sabão quando não encontra mais nada limpo no armário? Esses não se importam de beber água em tampa de panela e deveriam ter um estoque de copos descartáveis. As desculpas variam, mas a campeã é a preguiça (em segundo lugar, "eu lavei da última vez'' e em terceiro, "deixa aí que eu já lavo").

Talvez com medo de uma batida da vigilância sanitária, os acumuladores tomam medidas preventivas contra baratas e formigas. Deixam a montoeira submersa na água, como se fosse um submarino naufragado. Largam um fio de detergente ao redor da pia, tentando fazer um cordão de isolamento. Cobrem formas encardidas com um pano de prato bonitinho. Guardam travessa pirex imunda dentro da geladeira. E se uma visita chega sem avisar? Vergonha ou salvação? Em vez de fechar a porta da cozinha, abra rápido a torneira e comece a lavar. Vai que a visita tem piedade e ajuda. Só não ofereça cafezinho, melhor catar as xícaras e lavar primeiro.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias