Entretenimento



Escuta Essa

Conheça a coletânea que resgata clássicos do samba e do suingue gaúcho

Sul, Samba e Swing Vol. 4 será lançado nesta segunda e reúne bambas da música gaúcha, em projeto que apoia a música autoral no Rio Grande do Sul

18/09/2015 - 14h01min

Atualizada em: 18/09/2015 - 14h01min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação

Para resgatar momentos históricos do samba e do suingue gaúchos, a partir da próxima semana, os fãs podem conferir uma grande reunião de nomes bacanas dos gêneros que batalham por aqui. O CD Sul, Samba e Swing - Vol. 4 traz 23 canções de grupos que marcaram época no Rio Grande do Sul, de várias cidades gaúchas, como o Lua Cheia (Pelotas), a Dhamballa (Bagé), Saulo Marques (Livramento) e Swinga Brasil (foto acima), Os Arteiros e Sem Comentários (Porto Alegre).

Leia mais sobre famosos e entretenimento

O show de lançamento do projeto acontecerá em outubro, ainda sem data definida, na quadra da Banda da Saldanha, em Porto Alegre.



Para o grande dia, excursões de Livramento, Bagé e Alegrete devem aportar na Saldanha, em uma grande confraternização de samba e suingue.

 - É uma forma de dar força para bandas históricas e incentivar a música autoral no Rio Grande do Sul. E nesse dia, acontecerá uma grande integração, com muito churrasco e som - explica Luis Fernando Silva, um dos organizadores da coletânea, que chega às lojas na semana que vem, por R$ 10 e também estará à venda com os artistas participantes.

Depois da Saldanha, o show coletivo sairá em turnê para shows em Bagé e Livramento, em novembro.

Grupos comemoram



Crédito: Divulgação

Um dos destaques da coletânea é a excelente Lua Cheia, de Pelotas (foto acima), uma das bandas mais antigas do Estado, com 26 anos de estrada. Com duas canções na seleção (Deusa do Amor e Vem Pra Ficar), a vocalista do grupo, Miriam, comemora a oportunidade:

- É uma grande oportunidade de mostrar o nosso trabalho. É importante valorizar a música feita aqui, o suingue gaúcho é muito rico. E a gente traz alguns diferenciais, trazemos mais instrumentos de sopro, coisa que outras bandas que estão na coletânea também fazem, como o Senzala, o que deixa a música mais rica.

Um dos fortes representantes de Porto Alegre, o Swinga Brasil, que tem as canções Te Quero Pra Mim e Noite de Amor no disco, também comemora a iniciativa. Deco, guitarrista do grupo, alerta:

- Dá uma alavancada no suingue no Rio Grande do Sul, pois não é o ritmo do momento aqui no Rio Grande do Sul, ao contrário do pagode, por exemplo. Essa coletânea nos dará visibilidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias