Cuidados
Corte do jeito certo pode evitar a desagradável unha encravada
Além da maneira de cortar, os calçados também precisam ser escolhidos com cuidado
Cortar as unhas dos pés de maneira correta, além de uma questão de beleza e higiene, pode evitar problemas mais sérios como unhas encravadas.
Leia outras notícias sobre entretenimento
Segundo a podóloga Janete Bueno, o ideal é não deixar a unha muito comprida, mas também não cortar demais, pois a pele tende a ocupar o espaço onde estava a unha.
- Corte respeitando a linha de crescimento dela. Se a sua tiver curvas, cuide para não cortar reto demais - diz Janete.
E preste atenção também no instrumento utilizado:
Leia mais do caderno Lady
- Alicates de corte facilitam acompanhar o formato.
Nada de se apertar
Porém, isso pode não ser o suficiente. O principal vilão, quando se fala em unha encravada, é o calçado. Na loja, já dá para saber se o sapato prejudica as unhas:
- Os dedos precisam ter espaço para se movimentar. Caso contrário, há atrito, e a pele endurece ao lado das unhas, o que pode encravar.
Como evitar
/// Na hora de cortar as unhas dos pés, nem totalmente quadradas nem 100% arredondadas. Observe e respeite a linha das suas.
/// Evite cortadores. Prefira o alicate de corte - igual ao de cutícula, porém, um pouco maior. Se não tiver em casa, use uma tesourinha.
/// Evite sapatos de bico fino e saltão.
Como tratar
/// Em primeiro lugar, não tente cortar a unha em casa ou resolver o problema sozinha. A situação pode virar um ferimento e até inflamar!
/// Procure um podólogo.
/// Uma assepsia (limpeza geral e avaliação de problemas) com esse profissional custa, em média, R$ 60. O tratamento varia, mas pode custar a partir de R$ 100