Estrelas da Periferia
Ideais revolucionários e muito rock: conheça a banda Debray
Banda, com integrantes de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, é homenagem a revolucionário filósofo francês
Como uma homenagem a um dos grandes filósofos e escritores franceses, Jules Régis Debray, uma galera de Sapucaia do Sul e de São Leopoldo resolveu colocar em prática o sonho de montar uma banda de rock.
Conheça outras histórias de Estrelas da Periferia
A Debray, criada em 2001, na Cohab de Sapucaia - três dos quatro integrantes são do bairro - é uma referência aos ideais do filósofo, autor do livro Revolução na Revolução, que, em 1968, teve tanta repercussão no Brasil que contribuiu para o engajamento de jovens na luta armada contra a ditadura militar.
- Ele é um revolucionário, sempre quis mudar o mundo. E nós, no começo, queríamos também essa mudança, revolucionar tudo - explica Eduardo Miranda, vocalista do grupo e que também é corretor de imóveis.
Pesado no começo. Depois, mais light
No começo, os músicos da Debray investiam em um rock mais pesado, inspirado em um dos ícones do gênero: Os Ramones. Depois, acabaram migrando para o um rock mais leve, que consideram o caminho definitivo do grupo.
- É um típico rock gaúcho, assim que a gente se define hoje - comenta Eduardo.
Leia mais sobre famosos e entretenimento
Além de já ter participado de festivais de rock em Sapucaia e em Porto Alegre, sempre investindo em músicas próprias, o grupo até já atravessou as fronteiras brasileiras.
Eduardo morou cerca de um ano na Argentina, durante uma pausa da banda. Lá, acabou divulgando o trabalho da Debray, por conta da própria, fazendo shows com canções compostas por ele e pelos parceiros.
- Foi uma período legal - relembra.
Na volta do vocalista, o grupo investiu no lançamento do EP 150 km em Linha Reta. Agora, os músicos estão em estúdio para gravar duas novas canções: O Dia Em que A Terra Morreu e Eu Ficaria Bem Melhor.
- De uma delas, vai sair clipe - anuncia Eduardo.
Ainda integram a Debray Mauricio Alexandre (guitarrista, que é técnico em mecatrônica), Ismael Prado (baixista e metalúrgico) e Rodrigo campos (baterista e frentista).
Pitaco de quem entende
Markinhos, vocalista do grupo Vírus do Samba, fala sobre o som da banda Debray:
- É rock com atitude! A qualidade musical do grupo se destaca. Um grupo promissor, parabéns!
<TITULO 1 COLUNA>
Aproveite o espaço e mostre seu trabalho!
- Para falar com a Debray, ligue para 8631-3804.
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.