Saúde
Saiba como tratar e prevenir o mau hálito
Segundo especialista, nem sempre o problema é causado por falta de higiene bucal
O mau hálito, chamado pelos dentistas de halitose, é um problema bem comum. Segundo a professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Puc Fernanda Salum, o problema atinge cerca de 30% da população mundial.
Confira mais notícias do blog Lady
Mas escovar os dentes e manter a higiene da boca em dia podem não ser suficientes para evitar o mau hálito. Isso, porque, na maioria dos casos, ele é causado por problemas bucais - veja no quadro.
Temporário
Deve-se considerar, também, situações em que o mau hálito é temporário. Um exemplo é a chamada halitose matinal, causada pela diminuição do fluxo de saliva enquanto dormimos.
Permanecer muitas horas sem comer, ingerir bebidas alcoólicas ou certos alimentos, como alho e cebola, também podem contribuir.
- Em todos esses casos, é tratado com higiene bucal, o que inclui escovação da língua, dieta balanceada, ingestão de água e enxaguatórios bucais sem álcool - orienta Fernanda.
Causas diversas
/// Em 90% a 95% dos casos, o mau hálito é causado por problemas bucais como cáries, doenças na gengiva, cáseos amigdalianos (massa viscosa que surge em cavidades nas amígdalas, cujo odor é forte) ou saburra lingual (placa esbranquiçada que se forma pelo acúmulo de células descamadas e bactérias).
/// Envelhecimento, uso de medicamentos que secam a boca, estresse, redução do fluxo de saliva, diabetes e alterações nos hormônios.
Prevenção
/// Consultas regulares com o dentista são indispensáveis para tratamento e prevenção de doenças bucais.
/// Se necessário, procure também um otorrinolaringologista para descartar possíveis problemas nas amígdalas.