Entretenimento



Estrelas da Periferia

Focado na música sem largar os estudos: este é o MC Kinho da Tuka

No funk há seis anos, MC quer fazer faculdade para se aperfeiçoar

13/10/2015 - 07h04min

Atualizada em: 13/10/2015 - 07h04min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Foi há seis anos que Rafael Nogueira, o MC Kinho da Tuka, 22, começou a sua história com o funk. O interesse pelo gênero coincidiu com as suas primeiras idas ao baile da Tuca, onde nasceu e mora até hoje.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

- Via a rapaziada batendo palma nas esquinas, fazendo um som, improvisando, e me interessei naquilo. A partir daí, quis evoluir e passei a levar mais a sério - conta o artista.

No entanto, a profissionalização tão sonhada não foi nada fácil. No início da carreira, para pagar a produção das suas músicas, Kinho dava o seu jeito.

- Trabalhei como entregador de rancho em caminhão de supermercado e como frentista. Mas valeu a pena. De uns três anos pra cá, consigo viver da minha música - comemora, orgulhoso.

Confira outras notícias do Estrelas da Periferia

Cinco músicas do MC já foram parar nas rádios: Oh Lá Em Casa, Chama Elas no Face, Produto do Bom, Mulher Que Chega e Para e Vai Dar Ladaia, que o fez ficar conhecido além dos limites da Tuca:

- Hoje, sou reconhecido aqui, na comunidade, e em outros lugares onde vou tocar, como Gravataí, Novo Hamburgo, Esteio e Sapucaia do Sul.

Cheio de projetos
Dos cinco sucessos, dois (Oh Lá em Casa e Mulher Que Chega e Para) já ganharam clipes com a ajuda da produtora Sindicato, que trabalha com o MC. Para o futuro, a ideia é aumentar essa lista de vídeos.

- A próxima que vai virar clipe se chama Produto do Bom. E estou trabalhando no projeto de um outro. Meu negócio é não ficar parado - avisa.

Tanto que, além de fazer de quatro a cinco shows por mês, ele se dedica aos estudos. Kinho está terminando o Ensino Médio pelo Eja (Educação de jovens e Adultos).

- Eu estudo à noite. Quero cursar uma faculdade relacionada à música. Vou fazer vestibular no ano que vem - planeja.

Desde sempre
Aliás, a música, e não só o funk, é uma paixão antiga sua.

- Sempre gostei. Cantaria qualquer coisa. Fui seguindo pelo caminho do funk porque, na minha comunidade, é o que atinge as pessoas. Mas me inspiro em outros gêneros - revela o artista, que tem as suas referências:

- Um dos caras que marcou a minha história é o Chorão (que morreu em 2013).

Pitaco de quem entende
Mc Jean Paul aprova o trabalho do Kinho da Tuka:

- Ele já faz sucesso nas pistas dos bailes. Oh Lá Em Casa é um funk ousadia dos bons. No clipe, ele ainda conta com a participação do MC Dino. Parabéns!

Mostre o seu trabalho aqui:
/// Para participar, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para o e-mail jose.barros@diariogaucho.com.br.

/// Para entrar em contato com  Kinho da Tuka, ligue para 9309-7715.

Confira o clipe de Oh Lá em Casa:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias