Falando de Sexo
Por que a TPM mexe com as mulheres e com os homens, por tabela
Muitos maridos e namorados não conseguem entender nem lidar com as alterações hormonais das suas parceiras
Não aguento mais ouvir a minha namorada dizer que está de TPM quando se mostra braba e brigona. É assim que as mulheres ficam durante esse período? Muito obrigada.
A minha namorada vai me enlouquecer com essa tal TPM! Estamos juntos há quase um ano. Eu estou com 29, e ela, com 27. Gosto demais da minha namorada, mas, às vezes, ela me deixa louco! É muito instável, tem épocas que está doida por sexo, querendo todo dia.
Depois de um tempo, tudo muda, e não quer transar! Às vezes, fica chorona, irritada e toda sensível. Aí, não dá para falar nada para ela, porque vira bicho! Imagina tocar no seu corpo, então! Ela diz que é TPM. Mas será que é mesmo?
Amigo, se você acha que as mudanças de humor da sua namorada ocorrem só com ela e apenas quando se encontra de TPM, está enganado. É preciso lembrar que as mulheres são afetadas por seus ciclos menstruais todos os dias do mês.
É que os níveis de hormônios se alteram constantemente, e o organismo acompanha isso, tornando-a mais sensível, braba, "apetitosa" e, às vezes, com a aparência modificada. Dez dias antes da ovulação, elas tornam-se mais disponíveis sexualmente. Uma semana depois, ficam mais carentes e caseiras, preferindo estar em casa em vez de sair para uma festa. Na próxima semana, se mostram choronas e irritadas. Por isso, a TPM é um tema que interessa não só às mulheres, mas aos homens também.
Vai entender!
A tensão pré-menstrual se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais. A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual.
Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge o seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair, para aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios chega a zero, praticamente, durante a menstruação.
Portanto, em cada dia do mês, a mulher apresenta uma concentração diferente de todas essas substâncias. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila. E, por isso, os homens dizem que elas são tão difíceis de entender!
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br