Entretenimento



Drama

Ex-modelo gaúcha Josi Campos está internada há mais de dez anos com esquizofrenia

Símbolo sexual dos anos 80 relembrou, em programa de televisão, o sofrimento causado pela doença

15/11/2015 - 16h45min

Atualizada em: 15/11/2015 - 16h45min


Reprodução / Record
Josi Campos já estrelou a capa da revista Playboy e hoje se trata em clínica psiquiátrica

O drama vivido pela ex-modelo gaúcha Josi Campos veio à tona, novamente, na tarde deste domingo, durante programa da Record. Em entrevista, Josi relembrou o período em que sofreu de depressão e chegou a pesar 34kg.

- Acho que fiquei dois anos perambulando pelas ruas, mas dormia no meu apartamento sem luz. Rasgava as minhas roupas. Não tinha vontade de receber amigos em casa. Não sei o motivo que me levou a esse ponto, foi de repente.

Destaque da década de 80, a ex-modelo foi diagnosticada, na época, com esquizofrenia paranoide, e recebe tratamento médico constante em uma clínica em Porto Alegre. Josi Campos ficou conhecida por estampar uma capa de Playboy e namorar famosos como Chico Anysio, Billy Idol e o cineasta Ruy Guerra.

Marília Pêra está com câncer no pulmão em estágio avançado, diz jornal

Aos 52 anos, Josi vive em uma clínica psiquiátrica, cercada de cuidados e medicações. Parte da sua história virou um livro que foi lançado no fim do ano passado. Batizado de Da Fama à Fome, foi escrito por Vera Ceroni, enfermeira e proprietária da clínica na qual Josi está internada desde 2004, cujo nome e localização Vera não divulga por não querer "expor o estabelecimento", como ela explica.

Na obra, Vera conta toda a história do tratamento de Josi, desde que a resgatou da clínica Pinel, em 2004, no Rio de Janeiro, até os dias atuais, definidos como mais "estáveis". Vera recebeu a reportagem do Diário Gaúcho, em sua casa, em Viamão, em setembro de 2014. Ela relata que Josi escolheu entre o amor e a carreira: "Preferiu ser famosa e pagou caro por isso".

- A Josi teve mundo aos pés, adquiriu fama, teve muito dinheiro, joias, mas faltou família, faltou amor. Levamos cinco anos para trazer a Josi da esquizofrenia - disse.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

 
Ex-modelo hoje vive no anonimato em uma clínica  (Foto: Montagem/Fotos: Guilherme Pinto/Divulgação)

O que é esquizofrenia?

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la.

Antigamente, esses indivíduos eram colocados em sanatórios para loucos, porque pouco se sabia a respeito da doença. No entanto, nas últimas décadas, houve grande avanço no estudo e tratamento da esquizofrenia que, quanto mais precocemente for tratada, menos danos trará aos doentes.

Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias