Lady
Não existe idade! Adultos estão, cada vez mais, usando aparelho nos dentes: confira tipos e benefícios
O correto posicionamento dos dentes permite uma boa mastigação, respiração e deglutição, além de melhorar a estética
Se, antigamente, usar aparelho era coisa de criança, hoje, a ortodontia (especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes) vem conquistando pacientes de idade cada vez mais avançada. O correto posicionamento dos dentes permite uma boa mastigação, respiração e deglutição, além de melhorar a estética.
Os aparelhos fixos, com braquetes (aqueles quadradinhos que ficam presos aos dentes), servem para alinhar e corrigir a posição dentária. Já os móveis (que são apenas encaixados na boca e podem ser retirados) são usados no final do tratamento para fazer a contenção dos dentes e evitar um novo desalinho.
Confira outras reportagens do Lady
Mais discretos
Os novos aparelhos, além de deixar o sorriso impecável, são discretos, quase imperceptíveis. Segundo Bruna Machado, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia, não existe idade máxima para usar aparelho, desde que a saúde da gengiva esteja em dia.
- Assim como o corpo, a boca também sofre desgaste com os anos, e isso fica perceptível quando os dentes começam a se acavalar. Por isso, pessoas a partir dos 35 anos sentem a necessidade de usar aparelho - explica a dentista.
Para todos os gostos
/// Metálicos: mais tradicionais, com braquetes em metal.
Custam, em média, R$ 400.
/// Transparentes: discretos, têm os braquetes em safira, policarbonato, acrílico ou cerâmica. Custam, em média, R$ 600.
* Inclui-se, ainda, o valor da manutenção mensal, que varia de acordo com o profissional. O tempo de tratamento também varia, de acordo com as necessidades de cada paciente.
Saiba quais fatores que contribuem para o aparecimentos das aftas
Dica Lady
Se o seu dentista recomendar o uso de aparelho ortodôntico, faça o tratamento corretamente. Caso contrário, pode agravar problemas como cáries, inflamação da gengiva e mordida errada, que pode provocar lesões.