Entretenimento



Falando de Sexo

O pênis é curvo? Saiba quando isso pode ser um problema

Urologistas avisam que um desvio superior a 30 graus requer avaliação e, possivelmente, intervenção médica

01/11/2015 - 20h01min

Atualizada em: 01/11/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Escrevo para ver se consigo tirar uma dúvida. Meu pênis é um pouco torto para baixo. Isso nunca foi demérito para mim, mas tendo relações sexuais com maior frequência, percebi que a pele que segura o prepúcio na parte inferior da glande fica um pouco vermelho. Gostaria de saber se isso pode ser a causa de meu pênis ser torto. Se for, teria como fazer uma liberação desta parte do prepúcio que está presa para desentortar ou esta situação é normal? Desde já, Obrigado.

A primeira indicação é procurar um urologista para avaliar se essa curvatura está relacionada com a pele avermelhada, pois podem ser dois sintomas independentes. Muitos homens têm uma curvatura suave no pênis. Desde que não haja dor ou problemas na capacidade sexual, não é preciso se preocupar. No entanto, alguns  desenvolvem uma curvatura mais séria que interfere na função sexual e provoca dor.

Este tipo de questão afeta, aproximadamente, 10% dos homens em todo o mundo, embora poucos reconheçam. Há duas causas possíveis: uma é congênita (você nasceu assim), outra, decorrente de alguma cicatriz adquirida ao longo da vida, o que caracteriza a doença de Peyronie (formação de uma cicatriz ou placa no tecido peniano que não se estica o suficiente quando o pênis se torna ereto).

Urologistas avisam que um desvio superior a 30 graus requer avaliação e, possivelmente, intervenção médica, pois, nesse ponto, o homem começa a ter dificuldades para fazer sexo e, até mesmo, para ter ereção.

Toda condição que facilita o pênis se dobrar no momento em que ele está ereto ou semiereto aumenta o risco da doença de Peyronie. Mas algumas precauções podem ser tomadas.

Confira as dicas!

/// Usar calças ou cuecas apertadas quando o pênis está ereto ou semiereto.

/// Dormir de bruços (o homem pode ter de três a quatro ereções enquanto dorme).

/// Forçar o pênis para baixo, a fim de urinar.

/// Masturbar-se de uma forma que possa dobrá-lo.

/// Em geral, quando a parceira mantém posição ativa durante o sexo, o risco é maior, pois o pênis fica predisposto ao trauma. Ela deve cuidar para que o pênis não escape e para que o peso do seu corpo não recaia sobre ele.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias