Entretenimento



Falando de Sexo

Os sinais de que seu relacionamento passou da paixão para a fase do amor

É difícil estabelecermos que um dos sentimentos tenha mais valor do que o outro. Cada um possui as suas características próprias.

20/11/2015 - 20h01min

Atualizada em: 20/11/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
TV Globo / Divulgação

Estou com 29 anos e no meu quarto relacionamento. O primeiro  durou sete anos e foi traumático. Os outros tiveram durações curtas, sem problemas. E, no início deste ano, conheci uma menina, três anos mais nova do que eu, em uma festa.
Ela também teve uma relação de sete anos e com traumas. Sou seu segundo namorado. Nós dois terminamos nossos relacionamentos seis meses antes de nos conhecer.
Ficamos durante três meses direto e decidimos começar um relacionamento, pois percebemos que isso ia acontecer cedo ou tarde. No início, a paixão foi avassaladora, e a relação sexual acontecia umas oito vezes na semana. Estamos com cinco meses de namoro firme e oito de contato direto.
Mas esse estágio de paixonite passou para ela, e eu ainda estou nessa fase. Ela me pediu para não a cobrar por coisas que havia dito no início, e eu me sinto inseguro. Mas também penso que possa ser paranoia minha. O comportamento dela não mudou em relação a nós.
Continua sendo carinhosa, atenciosa, e planejamos atividades juntos. O sexo diminuiu, mas acho isso mais normal. Na minha visão, a euforia deu lugar ao amor.
Porém, concordamos que a paixão não pode deixar de existir. Isso que acontece pode ser considerado normal em um relacionamento?

Sim, nos parece muito normal. Aquela paixão intensa em que enxergamos no outro aquilo que desejaríamos que fosse, e não o que realmente é, característica do início da relação, vai dando espaço para o amor.

Esse tende a ser tranquilo, tem mais intimidade, mostra-se estável, sereno e controlável. O amor é menos temido, enquanto a paixão nos invade, domina nossos pensamentos, é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida.
No entanto, é difícil estabelecermos que um dos sentimentos tenha mais valor do que o outro. Cada um possui as suas características.

Com todos os defeitos

No amor, acontece uma quebra da fantasia em relação ao parceiro. Lentamente, ele passa a ser visto como é, com seus defeitos e suas virtudes, mas o amamos mesmo sabendo que não é perfeito.

Se ela continua carinhosa, atenciosa e pensando em planos, será que você não está sendo exigente demais? Evite sufocar sua amada.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias