Estrelas da Periferia
Conheça o Samba dos Amigos, música solidária que vem da Restinga
O grupo, formado por amigos que integram outro grupo, foi fundado no dia 25 de dezembro, em 2014
Em uma data pra lá de especial, 25 de dezembro de 2014, começava a história do Samba dos Amigos. Formado por amigos apaixonados por música, na Restinga, Zona Sul da Capital, o grupo começou de maneira despretensiosa. Cada integrante já estava em outras bandas do gênero na Capital, como NovoExtima e Na Pakera, por exemplo.
Conheça outras histórias de Estrelas da Periferia
Naquele Natal, porém, os parceiros juntaram percussão e contrabaixo e fizeram um som sem compromisso, no GB Show de Bola, uma quadra de futebol sete, na Restinga, que virou ponto de encontro e de roda de samba, que ficou conhecida após nomes como Xande de Pilares fazerem show por lá. Ali, surgia uma nova paixão.
- A gente fazia aquela roda de samba tradicional. Aos poucos, vimos que foi chegando mais gente, mais gente, e a coisa cresceu. Estávamos colocando mais de 600 pessoas nos shows. Daí, decidimos formalizar o grupo. Mas cada um segue com sua banda - explica Vinicius, que toca contrabaixo no Samba dos Amigos.
Em alguns shows, o grupo exerce sua veia solidária. Para entrar no evento, é necessária a doação de um brinquedo.
- Arrecadamos bastante, e destinamos para a creche Renascer da Esperança, que é uma referência na Tinga e em Porto Alegre - afirma Vinícius.
Natal marca celebração para o grupo
Aos poucos, o show semanal na Restinga foi ficando obrigatório. Misturando repertório de nomes do samba a canções próprias dos grupos dos integrantes, como Troca de Olhares, a banda começa a ganhar destaque no gênero na Capital. E, em uma data que será sempre especial, o grupo comemora um ano, na madrugada de sexta-feira, após a ceia de Natal, na quadra da Acadêmicos da Orgia, na Capital.
- É diferente começar uma banda no dia de Natal. Foi muito especial para nós, somos amigos há muito tempo, quase irmãos. Valorizamos muito essa relação. É um projeto que nos apaixonamos de cara - explica Vinícius.
Leia mais sobre famosos e entretenimento
Em 2016, o grupo pretende entrar em estúdio e gravar as primeiras canções próprias, além de clipes.
Ainda integram o grupo Renan (percussão), Rodrigo (percussão), Fabiano (percussão), Guilherme (percussão), Rubens (percussão) e Márcio (vocalista).
<TITULO 1 COLUNA>
Pitaco de quem entende
Adriano Brasil, produtor artístico, fala sobre o som do Samba dos Amigos.
- Grupo bem estruturado, músicos que têm alguma experiência na noite e no gênero. O projeto começou bem, com músicos competentes e seria ótimo que investisse em composições próprias, valorizando a sua comunidade, o que eles já fazem muito bem.
<TITULO 1 COLUNA>
Participe, o espaço é seu!
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
- Para falar com o Samba dos Amigos, ligue para 8159-3976