Retratos da Fama TV
VÍDEO: o primeiro Natal e as mudanças com a chegada de Martin, filho de Alice Bastos Neves
A apresentadora da RBS TV também falou sobre as tradições de final de ano da sua família
A chegada de um bebê não muda apenas a vida dos pais, mas de toda a família. Tios, primos, avós, cada um, do seu jeito, quer participar da rotina do pequeno.
E, se tem uma época que deixa essas mudanças em evidência, é o Natal. Reunir a família, celebrar, agradecer pelo ano que passou e desejar coisas boas para o próximo - tudo isso não fica bem mais especial com uma criança em casa?
Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento
Pois assim será o Natal de 2015 para a apresentadora do Globo Esporte, da RBS TV, Alice Bastos Neves, para o marido, David Brusque, e para Martin, que nasceu em janeiro de 2015 e vai comemorar o seu primeiro Natal. Depois de muitos anos, a família da musa volta a ter uma criança.
Imagina só a festa que será na casa dos Bastos Neves!
- Na minha família, a noite de Natal é cheia de tradições importantíssimas. É quando a gente reúne todo mundo, troca presentes, faz amigo-secreto... - conta a jornalista na maior expectativa.
Basta olhar a árvore abaixo para comprovar. Especialmente, para Retratos da Fama, Alice enviou fotos de Natais da sua infância e conta como será celebrar a data com Martin, pela primeira vez!
Vida mais colorida
Na preparação para a grande noite, Martin já participou da decoração de Natal na casa da família. Ajudou a mãe com as bolinhas e, como qualquer criança da sua idade, 11 meses, adora o colorido dos penduricalhos!
- Ele participou de tudo. Mas a nossa casa não tem muitos enfeites. Temos uma árvore pequena e um presépio porque, nessa idade, ele quer pegar tudo - revela Alice.
Foto: Adriana Franciosi / Agência RBS
A apresentadora explica que, acima de qualquer coisa, ela e David procuram mostrar para Martin a importância da união:
- A gente já passa isso para ele sempre. Nesta época, essa ideia fica muito mais forte e evidente, ainda mais com a tradição de reunir a família.
Família reunida
Foto: Arquivo Pessoal
Com apenas 11 meses de idade, Martin ainda não consegue entender o tamanho da importância do seu primeiro Natal. Mas, para a sua família, a data não poderia ser melhor.
- Pra gente, é muito especial ter ele aqui. O último bebê do meu lado da família tem 17 anos. Então, depois de muito tempo, tem uma criança na celebração novamente. Estão todos muito felizes, porque vai ter um Natal com criança. Com elas, essa data fica diferente, né? Estamos numa expectativa enorme - confessa a morena.
Na infância de Alice, os Natais eram comemorados na casa da avó materna:
- Essa lembrança é muito forte pra mim. Depois que ela faleceu, revezamos os locais. A cada ano, na casa de um dos tios, desde que a família toda esteja reunida. Neste ano, vamos comemorar em Pelotas.
Tradição pura
Foto: Arquivo Pessoal
Véspera de Natal, família reunida, ceia na mesa... Na família de Alice, essa é a hora de começar os ritos natalinos. E o primeiro e mais importante deles para essa turma é o amigo-secreto.
- Mal sentamos à mesa e já ficamos na expectativa para a brincadeira - diverte-se a jornalista.
Aliás, como a família é grande, são feitos dois amigos-secretos: o dos adultos e o das crianças.
- Como eram muitos primos, começamos a fazer o das crianças. No início, os presentes eram de R$ 1,99, porque todas ganhavam só mesada (risos). Eu continuei no amigo-secreto das crianças até o ano passado! - lembra.
E o Papai Noel?
Com o nascimento de Martin, surgiu, então, a dúvida: em qual amigo-secreto, ele iria se encaixar? E a Alice para onde iria?
- Eu e o meu marido, então, passamos para o grupo dos adultos. O Martin entrou no das crianças - diz ela.
Isso mesmo: o pequeno já está no amigo-secreto e vai entregar seu presente - comprado com a ajuda dos papais, é claro! - na tão esperada noite. Outra tradição é o Papai Noel da família.
Não, o Bom Velhinho não faz a visita em pessoa. Mas Alice explica melhor a brincadeira:
- Não sei dizer bem quando isso começou, mas já faz muitos anos que sempre é assim. Cada um que chega, coloca seus presentes embaixo da árvore, não importa de quem ou para quem é. Na hora de entregar, alguém faz as vezes de Papai Noel, com uma touca e aquele discurso: "Do tio Eduardo para a tia Luciana". A cada entrega, fazemos uma festa. Há alguns anos, essa figura sou eu. Menos em 2014, que estava grávida e de repouso. Fiquei quietinha.
Repleta de amor
Não é só a noite de Natal que muda com a chegada de Martin.
- É incrível como muda o jeito de enxergar o mundo depois que a gente tem filho - abre o coração Alice.
Um olhar mais sensível com quem tem menos condições está entre as mudanças. Por isso, ela e David estão participando de ações solidárias.
Na semana passada, a apresentadora visitou e fez doações a uma instituição que cuida de bebês com idades parecidas com a de Martin. Por serem crianças em situações de vulnerabilidade, a apresentadora prefere não divulgar o nome do local.
- Especialmente neste ano, achei que não podia passar o Natal sem alguma ação solidária. A causa me tocou muito, até porque são bebês, crianças do tamanho do meu filho. Na primeira vez que fui lá, a minha vontade foi levar todas para casa - diz Alice, totalmente contagiada pelo amor.