Nova estratégia
Barbie cria três novos corpos e sete diferentes tons de pele para a boneca
Marca lançou modelo gordinha, alta e baixa
Os gritos feministas, as mudanças nos padrões de beleza e o mercado pediram e a Mattel atendeu: a famosa boneca Barbie, sinônimo de corpo perfeito para os norte-americanos, agora ganha versões gordinha, alta e baixa. Sete novos tons de pele, 22 cores de olhos e 24 estilos de cabelo completam a nova linha que será lançada neste ano.
O que isso significa? A mudança mais emblemática na história da boneca, que vende anualmente mais de 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 4,1 bilhão) em 150 países, reflete a necessidade de inovar em meio à forte concorrência.
De acordo com a revista Time, que revelou o projeto das novas Barbies, as vendas da marca pelo mundo caíram 20% entre 2012 e 2014. A concorrência com a Lego, que tirou o posto da Mattel como a maior empresa de brinquedos do mundo, em 2014, e com as princesas da Disney, em especial a boneca Elsa, de Frozen, fez com que a companhia perdesse algo em torno de 500 milhões de dólares (cerca de R$ 2,05 bilhões).
Casal gasta mais de R$ 1 milhão para ficar parecido com a Barbie e o Ken
VÍDEO: menino em propaganda da Barbie gera polêmica nas redes sociais
Além disso, a mudança no padrão de beleza – que tem como pilares mulheres como Kim Kardashian e Beyoncé – e o crescimento de grupos feministas – que condenam Barbie por ser um estereótipo forçado de beleza – também refletiram financeiramente. A intenção agora é fazer com que mais mulheres se identifiquem com a Barbie, seja ela qual for.
– Queremos garantir que os amantes da Barbie vão nos amar ainda mais – disse Richard Dickson, presidente da Mattel.
Muitos questionam, no entanto, se a mudança não estaria muito tarde para as mudanças. A diretora da marca Barbie respondeu à Time:
– Algumas pessoas vão dizer que nos atrasamos para o jogo, mas as mudanças em uma grande corporação levam tempo.
A previsão é que os três novos corpos de Barbie estejam à venda a partir desta quinta-feira no site da empresa e que chegue às lojas físicas ainda em 2016.
* Diário Gaúcho