Entretenimento



Constelação de estrelas na Avenida

Cinco celebridades que vão virar tema de samba-enredo neste Carnaval

Vai ter música, dramaturgia e muito talento; confira os sambas escolhidos para homenageá-los

23/01/2016 - 12h01min

Atualizada em: 23/01/2016 - 12h01min


Carreiras bem-sucedidas, personagens inesquecíveis, trajetórias marcantes. O que não falta aos artistas são histórias pra contar.

Nada melhor do que mostrá-las com toda a pompa que o momento pede e por que não na Avenida? Neste Carnaval, diversas escolas terão como tema dos seus sambas-enredos a vida de grande estrelas da música e da dramaturgia. Vai ser muito talento reunido na Avenida!

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

Sertanejo em desfile? Vai dar samba!
É o Amor... Que mexe com minha cabeça e me deixa assim. Do sonho de um caipira nascem os Filhos do Brasil. Só pelo nome do enredo da Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, já dá para saber quem são os homenageados, né? Zezé Di Camargo & Luciano formam uma das duplas mais representativas do sertanejo, ritmo tão brasileiro.


Zezé, Luciano, suas amadas e o carnavalesco da escola. Foto: AgNews

Na Avenida, o carnavalesco Cahê Rodrigues promete um passeio pela história da música sertaneja, por Goiás, terra natal dos dois e, é claro, pela carreira de Zezé e Luciano.

- Poucos são os artistas que têm o privilégio de viver isso. A maior festa do Brasil é o Carnaval, e nós faremos parte disso. Vamos fazer tudo que for possível para conseguir um desfile bonito e trazer o melhor resultado do Carnaval em 2016 para essa quadra - afirmou Zezé ao site Ego, quando ele e o irmão estiveram na sede da agremiação.

A ligação da dupla com o Carnaval é tão forte, que eles também lançaram um camarote sertanejo na Sapucaí.

Em família
Seu Francisco, pai da dupla e o grande incentivador da carreira dos manos, já confirmou presença no desfile.

- O pai está um pouquinho doentinho, debilitado, mas disse que vai nem que seja sentado numa cadeira - contou Zezé ao Uol.

Já a mãe, dona Helena, não foi liberada pelo pastor da igreja que frequenta. Zilu Godoi, ex-mulher de Zezé, Wanessa e Camilla Camargo, filhas dele, e Flávia Fonseca, esposa de Luciano, desfilarão em um carro que representa a família. Graciele Lacerda, atual amada de Zezé, será destaque em outro carro, e sua fantasia vai representar Goiás.

/// Escola: Imperatriz Leopoldinense
/// Enredo: É o Amor... Que mexe com minha cabeça e me deixa assim. Do sonho de um caipira nascem os Filhos do Brasil
/// Desfile: de segunda-feira, 8 de fevereiro, para terça-feira, à 1h50min

Confira o samba:




Menina dos olhos



Uma das escolas mais tradicionais do Carnaval carioca, a Estação Primeira de Mangueira também vai levar música para a Avenida. A verde e rosa escolheu homenagear um dos ícones da música brasileira: Maria Bethânia, que comemorou 50 anos de carreira em 2015.

O enredo se chama Maria Bethânia, a Menina Dos Olhos de Oyá. O orixá Oyá é Iansã, entidade que escolheu e governa a artista, como a própria afirma.

- Ela é forte, guerreira, tem mil movimentos. É um tema que favorece o enredo. Sou mangueirense. Ser escolhida é uma honra que não tem tamanho. É igual ao Oscar: ser indicado já é um prêmio. No caso, ser enredo é a grande vitória que poderia acontecer nos meus 50 anos de carreira - disse ela ao site G1.

Carnavalesco da escola, Leandro Vieira revelou que pretende retratar as várias facetas de Bethânia na Sapucaí.

/// Escola: Estação Primeira de Mangueira
/// Enredo: Maria Bethânia, a Menina Dos Olhos de Oyá
/// Desfile: de segunda-feira, 8 de fevereiro, para terça-feira, às 2h55min

Confira o samba:



Nas asas do Carnaval



A Nenê de Vila Matilde, de São Paulo, pretende transformar o Sambódromo do Anhembi em um grande musical. Nada mais justo, já que a escola vai homenagear Claudia Raia, ícone do teatro musical brasileiro, com o enredo Nenê Apresenta Seu musical: Rainha Raia Nas Asas do Carnaval.

- Quando soube, chorei de emoção. Fiquei emocionadíssima. Nunca imaginei ser enredo de escola de samba. Ou que seria só quando morresse. É ter a história contada no maior espetáculo da Terra! - disse a diva ao site Ego.

O desfile, coordenado pelo carnavalesco Roberto Szaniecki, mostrará os musicais que inspiraram a atriz, sua trajetória de 30 anos e também sua ligação com o Carnaval, já que, neste ano, ela completa três décadas de Avenida, sempre pela sua escola do coração, a Beija-Flor, do Rio de Janeiro. 

- Dou todos os pitacos, me meto em tudo. Opinei até na fantasia da bateria, que terá notas musicais - diverte-se Claudia.

Emoção na largada
Um dos momentos que promete emocionar é a comissão de frente. A filha de Claudia Raia, Sophia, 13 anos, fará parte do grupo. Ela, que faz balé, vai representar a mãe jovem, quando atuava como bailarina clássica.

O mistério fica por conta do lugar da homenageada no desfile.

/// Escola: Nenê de Vila Matilde
/// Enredo: Nenê Apresenta Seu Musical: Rainha Raia Nas Asas do Carnaval
/// Desfile: de sexta-feira, 5 de fevereiro, para sábado, às 3h35min



Aonde o povo está



Neste ano, Milton Nascimento completa meio século de carreira. Por isso, a Tom Maior, do Grupo de Acesso de São Paulo, sob o comando do carnavalesco Claudio Cebola, cantará a história e a carreira de um dos ícones da MPB com o enredo Travessias de Milton Nascimento: Todo Artista Tem de Ir Aonde o Povo Está.
 
O homenageado não podia estar mais feliz e confiante!

- É a felicidade maior que existe, vamos ser campeões - disse Milton ao site Ego, garantindo que não falta samba no pé:

- Não quero me gabar, mas já ganhei prêmio sambando.

Claudio Cebola destaca que a história e as canções de Milton se confundem com a trajetória recente do país.

- Mais do que merecido falar deste artista ímpar, consagrado mundialmente, o nosso querido Bituca - disse, referindo se ao apelido de infância do cantor.

/// Escola: Tom Maior
/// Enredo: Travessias de Milton Nascimento: Todo Artista Tem de Ir Aonde o Povo Está
/// Desfile: domingo, 7 de fevereiro, às 22h



De filho para pai



O Carnaval de Porto Alegre não vai ficar de fora da onda das celebridades. A Imperatriz Dona Leopoldina vai homenagear o sambista João Nogueira, que morreu no ano 2000 e é pai de Diogo Nogueira.

João começou a compor aos 15 anos, para blocos do Rio de Janeiro, gravou clássicos como Espelho e Poder da Criação - Espelho, aliás, foi um dos pontapés iniciais para o enredo.

- O diretor de Carnaval da escola, Maurício Nunes Santos, pensa neste tema há três anos. E esta música é um ícone. João cantava para o seu pai, e, agora, Diogo canta para João. Falar deles é falar do samba. Por isso, a homenagem - explica a primeira secretária da escola, Elenira Lopes.

Diogo esteve em Porto Alegre em novembro para um show e participou de um ensaio da Imperatriz. Para Retratos da Fama, ele falou sobre a homenagem.

- Eu fiquei extremamente feliz! Quero estar presente na Avenida e poder corresponder ao amor, ao suor e à alegria dos integrantes da escola que tanto apostam em mim. Vai ser um Carnaval especial. Vou torcer pela minha Portela e pela Imperatriz Dona Leopoldina - disse o sambista.

Mistério e surpresas



Milena Nogueira, esposa de Diogo, foi convidada para ser rainha da bateria da escola. A bonitona, que já desfilou pela Caprichosos de Pilares, no Rio, e pela Rosas de Ouro, em São Paulo, aceitou o posto na hora.

- Ela já nos perguntou sobre a fantasia e acompanha tudo, assim como o Diogo, que pediu para ouvir o samba e está sempre em contato - conta Elenira.

Apenas um detalhe não é revelado pela organização da Imperatriz: onde Diogo vai desfilar.

- Vamos ter algumas surpresas. A escola está feliz e confiante - finaliza Elenira.

/// Escola: Imperatriz Dona Leopoldina
/// Enredo: Espelho, de Filho Para Pai a Imperatriz Canta Diogo Para João
/// Desfile: de sexta-feira, 5 de fevereiro, para sábado, 3h50min


MAIS SOBRE

Últimas Notícias