Entretenimento



Estrelas da Periferia

Geração Fandangueira, a novidade do nativismo em São Leopoldo

Grupo investe em um fandango tradicional e tem entre seus integrantes um jovem talento, de nove anos, que participará

26/01/2016 - 07h03min

Atualizada em: 26/01/2016 - 07h03min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Uma gurizada nova que leva adiante a tradição do fandango gaúcho. Assim se define o Geração Fandangueira, formado no começo de 2015 e que tem integrantes de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Campo de Bom.



Um dos líderes, o baterista Tiago conta que a quantidade de CTGs no seu bairro, Feitoria, em São Leopoldo, acabou sendo decisiva para a sua entrada no meio nativista.

- Praticamente,  nasci em CTG por conta dos meus pais, que frequentavam. E
o Vale do Sinos tem uma boa quantidade de bailes e centros de tradições. Mais ainda aqui, na Feitoria, parece que tem um em cada esquina (risos). Isso ajuda a manter a tradição - avalia Tiago.

Representante

Alinhados com a proposta de apostar em um som gaudério, os guris têm feito, em média, oito shows por mês, em CTGs e bailões da região. E seguem à risca um dos mandamentos do gênero: varar as madrugadas, tocando até quatro horas seguidas, inspirados em nomes como Os Serranos.

- Sei que eles começaram assim, tocando horas a fio. É o que a gente faz. E um fandango sem frescura (risos) - define o baterista.

Leia mais sobre famosos e entretenimento

Entre os integrantes, começa a despontar um jovem talento. Aos nove anos, Diego é o mascote do grupo e dá show nas apresentações. Tanto que foi apelidado de Teixeirinha, codinome que pegou, em uma referência ao mito da música gaúcha que morreu em 1985. Nesta semana, Diego participa do tradicional Rodeio de Vacaria como representante do grupo.

- Espero fazer bonito por lá - afirma o pequeno.

Leia mais histórias de Estrelas da Periferia

Em 2016, além de divulgar a primeira faixa solo, a dançante Toque Fandangueiro, os gaudérios pretendem gravar o seu primeiro CD e pegar a estrada desbravando o Interior.

- Queremos manter viva essa chama - planeja Tiago.

Ainda integram o Geração Fandangueira Eudelson (guitarra), Matheus (gaita-ponto), Anderson (gaita), Fernando (vocalista) e Everson (baixo).

Pitaco de Quem Entende

Lucas Nunez, vocalista da Bandavanera, aprovou o som dos guris:

- O grupo tem um baita potencial. É jovem, mas já mostra personalidade, dizendo a que veio, com a verdadeira vanera. Belo som, parabéns!

Mostre seu trabalho!

- Se quiser falar com o grupo, ligue para 8352-2490.

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para
jose.barros@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias