Estrelas da Periferia
Conheça o rock politizado da Mondo Calado
Banda de Canoas faz canções com críticas contundentes a problemas do país
Com integrantes do Bairro Jardim Atlântico, em Canoas, a banda Mondo Calado se propõe a sacudir as estruturas e discutir os problemas do país. Formada em 2012 por quatro amigos com 15 anos de música, cada, a banda traz nas letras das suas canções críticas contundentes.
Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento
- O próprio nome do grupo é uma referência ao povo brasileiro, aquele trabalhador que rala a vida inteira, reclama dos políticos, mas acaba ficando ali, na frente da tevê, sem mudar nada. Fica calado vendo tudo acontecer - explica Jaison Bellissimo, vocalista da Mondo.
A veia de protesto dessa galera fica evidente em composições como a atual faixa de trabalho, Brasil Colônia.
- A gente tenta, por meio da arte, mandar mensagens de mobilização para o povo brasileiro. Brasil Colônia é um exemplo. Abordamos o Descobrimento do Brasil, que não aconteceu como nos foi contado. Foi uma grande roubalheira. Até hoje, somos roubados, como naquela época. Na música, sugerimos que ainda vivemos em uma colônia - argumenta Jeferson Marchetto, baixista do grupo.
Show autoral
A politização e a mistura de rock pesado com groove teve inspiração em duas referências: o Planet Hemp e o Rage Against The Machine. Em festivais independentes e casas noturnas da Região Metropolitana, o grupo começa a ganhar destaque com um show basicamente autoral.
Confira mais histórias de Estrelas da Periferia
- Tocamos 80% de música nossas, sempre. O processo de composição é detalhista, focado, até lento. Tentamos deixar as músicas bem fechadas. E a galera poderá comprovar isso, pois lançaremos um EP com cinco canções nesta batida, até o meio do ano - anuncia o guitarrista Jonatas Holz.
Ainda integra a banda o baterista Roger Neres.
Pitaco de Quem Entende
Claus, da dupla com Vanessa, comenta o som da Mondo Calado:
- Os músicos mandam bem na execução de um rock que já não se ouve mais. A letra de Brasil Colônia diz o que tem que dizer, sem escrúpulos.
Aqui, o espaço é todo seu
/// Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
/// Para falar com a banda Potência, ligue para 9810-5886.
Confira Brazil Colônia: