Falando de Sexo
É normal ter mais desejo sexual durante a menopausa?
A mulher a partir dos 50 anos está mais ativa, madura e livre
Tenho 47 anos e estou entrando na menopausa, mas sinto um enorme desejo de fazer sexo como nunca senti antes. O problema é que me sinto atraída por garotões. Já transei com dois jovens e, depois, fiquei tão grudenta que eles pularam fora. Aí, vem a desilusão, fico muito mal, me sentindo feia sem nada para oferecer. O que eu faço?
Uma em cada seis mulheres sente maior desejo sexual durante a entrada na menopausa, fase que antecede a última menstruação. A menopausa não é responsável pela queda do interesse sexual, apesar de ser esta uma das queixas frequentes dessa fase.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
Problemas decorrentes do envelhecimento associados a dificuldades no relacionamento interferem muito mais na sexualidade feminina do que a menopausa, e as alterações não são as mesmas para todas.
Atitude para se bancar
Tudo bem que a produção dos hormônios fica desequilibrada nessa fase da transição, mas os ovários continuam produzindo os hormônios masculinos, que estimulam a libido.
Este momento é o da famosa expressão "idade da loba", que se refere à mulher com mais de 50 anos. A ideia principal é de que a mulher nessa faixa etária estaria mais ativa, madura, livre e até mesmo voraz do ponto de vista sexual. Então, cara leitora, você é normal.
Há quem ache estranho uma mulher mais velha andando de mãos dadas com um garotão, mas a verdade é que é cada vez mais comum esse tipo de relacionamento, elas estão soltando o grito de liberdade e indo atrás do que é mais prazeroso. A idade não é mais um fator preocupante e se o casal quiser entra de cabeça no relacionamento.