Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes: volta às aulas: eu acredito

17/02/2016 - 08h26min

Atualizada em: 17/02/2016 - 08h26min


Miguel Neves / Divulgação

Amanhã começa tudo de novo. Lá em casa acabou a moleza. Quem tem filhos em idade escolar sabe o quanto a rotina de toda a família modifica quando as aulas retornam. Parece que o ano finalmente engrena, surgem compromissos, mudam os horários pra acordar, almoçar, dormir. Pelo menos na teoria. Às vezes, a gurizada estica o espírito das férias até abril ou maio, e só cai na real ao receber as primeiras notas. O segredo é arrancar bem desde o início e se manter assim. Fui CDF a vida inteira (ainda sou), vai por mim que funciona.

Li esses dias que educação é aquilo que sobra quando você esquece tudo o que aprendeu na aula. Eu digo mais: sobram outras características que vão te acompanhar pra sempre (ou a falta delas). É no colégio que se aprende a ser organizado, focado e responsável. A ter iniciativa e não esperar que alguém te entregue tudo de mão beijada. Os métodos de ensino poderiam ser mais atrativos e as matérias mais interessantes? Com certeza. Mas ninguém precisa se contentar com o que recebe em sala de aula. Depois que inventaram uma coisa chamada internet, o mundo ficou pequeno e o conhecimento está em toda a parte, é só correr atrás.

Leia outras colunas da Maga  

Voltar às aulas também é um turbilhão de emoções. A alegria de rever os amigos, a ansiedade de enfrentar o novo, o frio na barriga de mudar de turma ou colégio, as descobertas, o medo de não se enturmar, a  autoestima de se superar. Lembro direitinho de um pesadelo que eu sempre tinha nessa época. Por alguma razão, eu não conseguia chegar no colégio. Todo mundo voltava às aulas, menos eu. Nem preciso contar que acordava suando.

Espero que os professores tenham descansado bastante, voltem determinados e sejam mais valorizados. Que o respeito não falte  em sala de aula. Que os alunos usem toda a sua energia pra crescer e não pra fazer bullying. Que os celulares fiquem dentro das mochilas. E que os pais não pensem que o colégio vai fazer a parte deles. Os filhos são nossos, é nosso dever acompanhar de perto. Coragem! E boa sorte pra nós!

Leia outras notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias