Saúde feminina
5 dicas para acabar com dores e desconfortos na região vaginal
Sugestões que ponham fim a incômodos, coceiras e secura passam tanto pelo uso de roupas íntimas adequadas quanto por lançar mão de lubrificantes. Confira!
Vejo leitores falando que tem vergonha de escrever e criam coragem, pois esse é o meu caso também. Só que estou precisando muito de uma orientação de vocês.
Sinto sempre um incômodo na vagina, e isso não é só quando eu tenho relações sexuais. Parece que a minha lubrificação é pouca e sinto dor. A sensação é de que algo está incomodando.
Querida leitora, para algumas mulheres, secura, menstruação, coceiras por fungos, infecções urinárias e tudo que passa pelos genitais podem causar algum tipo de desconforto. No entanto, se você e seu parceiro tiverem alguns cuidados básicos, esse incômodo poderá diminuir.
Aqui, vão algumas dicas para vocês observarem:
1) Vagina saudável também depende do seu nível de tensão no dia a dia. Se está estressada, com excesso de peso, menstruação irregular, em dieta ou tomando medicações fortes, tudo pode interferir. Quando isso acontece, as bactérias erradas podem prosperar, trazendo desconforto e dor.
2) Evite sabonetes perfumados para a limpeza de sua área vaginal.
3) Embora possa ser difícil lembrar no calor do momento, usar um pouco de lubrificante pode ajudar a evitar dor na vagina, inclusive depois da penetração. Mesmo que sua lubrificação seja boa, o corpo pode ter problemas para mantê-la se o sexo é mais intenso ou demorado.
4) Use roupas íntimas que permitam que a vagina e a vulva respirem, como
as de algodão.
5) Passar o dia inteiro com maiô ou biquíni molhado pode desencadear esses desconfortos citados anteriormente, porque, se há três condições que as bactérias adoram, são: calor, umidade e escuridão.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br