Água na Boca
Especialista ensina como combinar chocolate com cerveja
Chocolate também combina com cerveja. Aproveitando a Páscoa, a sommelier de cervejas Cíntia Morales diz que cervejas produzidas com malte torrado desenvolvem sabores que lembram notas de café e chocolate, tornando este tipo de cerveja a ideal para degustar essa combinação.
Como degustar
Comece com uma mordida no chocolate. Mastigue, deixe derreter na boca e tome um gole de cerveja. Dê outra mordida no chocolate em seguida. Conforme a sommelier, o ideal na hora de harmonizar a cerveja com chocolate é servir a cerveja a uma temperatura por volta de 10°C. Dessa forma, ela irá contribuir para o derretimento do chocolate na boca.
Sugestões de harmonização:
Chocolate amargo: A intensidade do chocolate amargo e meio amargo pede cervejas com perfil de torrefação mais intenso. Os estilos indicados são as do tipo Stout, de coloração escura e que apresenta notas tostadas de café e chocolate. Também a cerveja estilo Porter, escura e de amargor presente, é uma ótima pedida.
Chocolate ao leite: Tem maior doçura e combina com cervejas de menor intensidade de torrefação como as Schwarzbiers, Belgian Dark Strong Ale e Dunkel.
Chocolate branco: A harmonização se completa no paladar com as Fruit Lambics, contrastando a leve acidez da cerveja com o doce do chocolate. Também cervejas claras mais adocicadas e alcoólicas, como o estilo Belgian Strong Golden Ale, podem funcionar.
Trufas: O ideal é dar preferência para cervejas com teor alcoólico e amargor mais elevadas. Para as trufas de chocolate, as indicações são os estilos Belgian Dark Strong Ales e Doppelbocks, que se misturam e se confundem com o recheio na boca.
Mais receitas do Água na Boca