Vem mais censura aí?
Autor de biografia proibida de Roberto Carlos prepara terceiro livro sobre o cantor
Paulo César de Araújo, escritor de Roberto Carlos em Detalhes, tem material para mais uma publicação, que contará bastidores das gravações e álbuns do Rei
Nesta terça-feira, Roberto Carlos completa 75 anos. Coincidentemente, uma das manchas mais lamentáveis na carreira do cantor, a censura do livro Roberto Carlos Em Detalhes, de historiador e jornalista Paulo César de Araújo completa uma década uma 2016. Fã de Roberto, o historiador, em entrevista ao site Uol, lamenta a data "comemorativa".
Paulo César de Araújo promete nova biografia de Roberto Carlos
– É uma mancha em sua trajetória. Em plena democracia, meu livro segue como o único censurado no Brasil. É uma pena o Roberto Carlos chegar a essa idade com a pecha de último censor em atividade. Esta situação poderia ter sido resolvida facilmente, porém ele insiste nesta postura – lamenta.
Saiba qual foi a música de Roberto Carlos mais tocada no país nos últimos cinco anos
O material de pesquisa é tão vasto que Paulo César está produzindo uma terceira obra, que deverá sair pela editora Record, ainda sem título e prazo de lançamento, de acordo com a matéria. O novo livro deverá contará detalhes e bastidores das gravações de todos os álbuns de Roberto Carlos.
– Este livro completará a trilogia que me propus a fazer sobre o cantor – afirma.
STF vota pelo fim da autorização prévia de biografias
O autor acredita que o acordo será revisto à luz do recente entendimento do STF sobre as biografias não autorizadas e poderá ser publicado livremente.
– O STF não mudou ou criou uma lei. O STF apenas ratificou o entendimento da liberdade de expressão que já estava expressa na Constituição. Portanto, quando publiquei o livro, eu não infringi nenhuma lei. Mas o Roberto Carlos pediu a minha prisão e milhões de reais em indenização. Isso não pode prosperar – afirma.
Depois de Roberto Carlos em Detalhes, Paulo César lançou O Réu e o Rei, que conta em detalhes o processo que o Rei moveu contra Paulo César e bastidores dos lançamentos de discos de sucesso de Roberto.
Roberto Carlos não entrará na Justiça contra livro de seu biógrafo