Lady
Confira dicas para escolher a armação de óculos de grau mais adequada para você
O acessório vai te acompanhar por um bom tempo, então, é preciso analisar alguns fatores antes de decidir
Quem usa óculos de grau sabe: além de ajudar a enxergar melhor, a armação é um elemento de estilo. Exemplo disso é a atriz Maria Casadevall, que desfila por aí com modelos descolados, tudo a ver com o seu jeito de se vestir.
Na hora de comprar o seu modelo, pense que o que você escolher vai acompanhá-la por um bom tempo. Por isso, antes da decisão, é preciso analisar alguns fatores para comprar óculos confortáveis, que comportem a lente necessária e, é claro, fiquem bem em você.
Pensando em tudo isso, o Lady consultou profissionais. Confira uma série de dicas para você enxergar bem e cheia de estilo!
Conheça seu rosto
O seu rosto pode ser um ponto de partida para escolher a armação. Observe o tamanho e o formato da sua face e as armações que você acha bonitas.
Se você é alta e tem o rosto largo, provavelmente,vai preferir uma armação grande, ou o conjunto não ficará harmônico. O contrário também acontece. O coordenador do curso técnico em óptica do Senac, Leonardo Dussarat, orienta:
– Procure armações que façam contraste com o rosto. Se o seu é mais quadrado, pense em linhas arredondadas nos óculos. Já se é mais circular, considere uma armação quadrada. Este pode ser um ponto de partida para a escolha, mas, no fim das contas, não existem regras. O que vale é o estilo de cada um.
A armação deve tocar apenas o nariz. Quando experimentar uma, faça diversas expressões na frente do espelho. Se ela tocar suas bochechas quando você sorri, tende a não ser estável.
Armação e lente
Armações precisam ser adequadas às lentes, conforme seu grau. As multifocais (que têm vários campos focais na mesma lente e servem para enxergar de perto e de longe), por exemplo, possuem uma altura mínima.
– Normalmente, a lente multifocal precisa ter, no mínimo, 3cm de altura. E a armação, é claro, deve acompanhar – explica Leonardo, que completa:
– Quanto mais alto o grau, maior tende a ser a espessura da lente. Nestes casos, o ideal é não optar pela armação fina, pois a lente pode ficar fora da armação.
Por isso, depois de pegar a receita dos seus óculos com o oftalmologista, consulte também um técnico em óptica na loja. Ele saberá indicar quais lentes são ou não adequadas para o seu grau.
Discrição
É impossível escolher uma armação sem pensar no seu estilo. Óculos fazem parte do vestuário e devem ter a ver com sua personalidade.
Mesmo que com menos força do que outros acessórios, as armações seguem, sim, tendências, segundo a professora da faculdade de Moda do Senac Nicele Branda. Na hora da escolha, porém, considere ainda o ambiente onde vai usar os óculos antes de pensar em moda. Se o seu trabalho exige formalidade, estampados ou coloridos podem não ficar bem.
– Nesse caso, uma armação metálica, fina, pode ser uma boa opção – ensina Nicele.
Se a ideia é ser discreta, considere o tom da sua pele:
– Armação preta fica bem em quem tem o cabelo mais escuro, pois não pesa. Já as loiras podem optar por algum tipo de marrom.
Tendências
Agora, se você quer é que seus óculos apareçam, Nicele dá sugestões:
– Duas tendências estão em alta. Uma é a armação com uma cor na parte externa e outra na interna, que pode ser bem viva ou discreta. A segunda é com estampa ou textura visual em uma parte e com cor lisa contrastante em outra, como animal print (estampa animal).