Entretenimento



Falando de sexo

Laqueadura: saiba como funciona e entenda seus direitos ao decidir não ter mais filhos 

Planejamento familiar é um direito fundamental e básico, desde que não desrespeite a lei

24/04/2016 - 20h00min

Atualizada em: 24/04/2016 - 20h01min


Andrea Alves
Lucia Pesca


Meu problema, talvez, seja o mesmo de muitas mulheres no nosso país: tenho 29 anos, sou separada e tenho dois filhos. Com absoluta certeza, não quero ter mais. Não tenho condições financeiras nem psicológicas para isso. Quero muito fazer ligadura, mas minha amiga disse que os médicos ficam enrolando quando acham que a pessoa é muito jovem para fazer. Minha pergunta é: eles podem tomar esta decisão por mim?

Os médicos não têm o direito de decidir por ti. Eles devem orientar, mas a decisão é sempre pessoal. O planejamento familiar é um direito básico, de livre decisão, desde que não desrespeite as leis. A de número 9.263 dá às pessoas maiores de 25 anos, com capacidade civil plena, o direito de escolherem pelos métodos de esterilização definitiva permitidos, como a laqueadura tubária, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

Decisão definitiva

Nesse período, será propiciado acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar. A laqueadura é um processo de esterilização definitiva, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide.

É uma cirurgia simples, na qual as trompas são cortadas, e suas extremidades, amarradas. Mas requer a abertura da cavidade abdominal para ter acesso às trompas, diretamente ou por laparoscopia. Quase 100% das mulheres não engravidam mais.

Muitos médicos resistem a fazê-la porque acham que 25 anos é muito cedo para a mulher tomar essa decisão, especialmente, se ainda não teve filhos. As mulheres têm o direito de decidir a própria vida, mas é preciso pensar bem antes de tomar uma atitude definitiva como essa.

Leia outras colunas Falando de Sexo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias