Entretenimento



Coluna da Maga

Smartphone, uma história de dependência

27/04/2016 - 07h22min

Atualizada em: 27/04/2016 - 07h22min


Magali Moraes
Enviar E-mail


Hoje tem enquete: dá um nervoso quando a bateria do celular está na metade e você não acha tomada por perto? Se esquece o celular ou o carregador em casa, volta pra buscar? Você nunca desliga o celular? Quando ele cai no chão, parece que um boneco de vudu te derruba junto de tanto que dói? Você e seu celular só saem da cama depois de conferir a previsão do tempo? Se as suas respostas foram sim, estamos juntos. Somos dependentes desse retangulinho que vicia, distrai, informa e parece uma extensão dos nossos dedos. Meu nível de dependência é tão alto que prefiro levar o celular na mão do que dentro da bolsa, pra ter certeza absoluta de que ele está comigo.

Se eu falar da praticidade, você me entende? Escrevo colunas, rastreio a filharada, vejo e-mails, mando recado de voz pra eu mesma, leio notícias, assisto a vídeos, tenho companhia pra comer sozinha num restaurante, confiro se não ficou alface no dente, ouço música, tenho co-piloto no trânsito, faço compras, pesquisas e serviço de banco. Também uso o celular como escudo contra chatos (é só olhar fixamente pra tela) e ele ainda vira lanterna se faltar luz. Posso até telefonar pra alguém, olha que maravilha!

Leia outras colunas da Maga

Memória preguiçosa

Antigamente precisava de rádio pra ouvir música, câmera pra fotografar, agenda pra anotar os compromissos, despertador pra acordar (lembra do rádio-relógio?). Depois que inventaram o smartphone, tudo isso virou sucata. Nossa memória está mais preguiçosa, é verdade. Com celular ninguém precisa decorar nada. Peguei a mania de fotografar coisas como se fossem bilhetes pra lembrar: embalagem de remédio, documentos, lista de supermercado, endereço.

Celular é como açúcar, quanto mais a gente consome mais vontade dá. Amizade é emprestar o cabo do celular mesmo quando o seu ainda não terminou de carregar. Felicidade é a bateria marcando 100%. Sabedoria é largar o celular pra dar atenção a quem você ama.

Leia outras notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias