Falando de Sexo
Hoje é Dia Internacional contra a Homofobia! Ainda há muito a avançar
Em 1990, a homossexualidade passou a ser excluída da Cid, a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde
Oi, meninas, tudo bem? Adorei a coluna que vocês escreveram sobre homossexualidade. Eu sou homossexual bem-resolvido e me sinto respeitado pela minha família, tenho a minha profissão e o meu trabalho.
Não devo nada a ninguém.Por intermédio do espaço de vocês, queria que falassem sobre a questão da homofobia. É que eu ouço várias pessoas fazendo comentários homofóbicos.
Sua sugestão não poderia vir em melhor hora! Vamos falar sobre o tema no Dia Internacional contra a Homofobia, que é hoje.
A data foi escolhida, pois, em 1990, a homossexualidade passou a ser excluída da Cid – Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A homofobia é um desprezo pelas relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Trata-se de discriminação, de umódio generalizado a homossexuais, bissexuais e transexuais. Aparece de várias formas e, na mais grave, resulta em atitudes de violência _ verbal ou física _ e até em morte.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
Apesar deste reconhecimento da homossexualidade como manifestação da diversidade, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) sofrem, no seu dia a dia, as consequências da homofobia.
Movimentos
Assim, a data de hoje, além de relembrar que a homossexualidade não é uma doença, tem a particularidade de ser um dia de protesto e de denúncia. No mundo, vem crescendo o número de movimentos sociais e de organizações que lutam pelo respeito à diversidade sexual realizando atividades neste dia. Vamos respeitar as diferenças e acabar com essa discriminação!
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br