Polêmica do Photoshop
Como Manu Gavassi, relembre outras famosas que sofreram com a edição de imagens
Exageros nos retoques de fotos de famosas causam burburinho entre internautas e desagradam, também, as celebridades retratadas
Todos os dias, deparamos com dezenas de mulheres perfeitas em fotos nas redes sociais e nas capas de revistas. Mas essa suposta perfeição, muitas vezes, não faz parte da realidade. E, de vez em quando, a mulher retratada nas imagens editadas, com uma forcinha do Photoshop (programa de edição de imagens), está tão diferente do que realmente é que chama a atenção por isso.
Foi o que aconteceu com a cantora e atriz Manu Gavassi, na semana passada, gerando a maior polêmica pelo uso excessivo de retoques. Mas ela não foi o primeiro nem vai ser o último caso.
Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento
Retratos da Fama te ajuda a relembrar alguns bem piores. Será que o público curte tanta edição? E as mulheres da vida real como ficam diante desse falso padrão ideal de beleza?
“Não pareço uma garota real”
Cantora e atriz com grande influência entre o público mais jovem – ela tem quase 10 milhões de seguidores nas redes sociais –, Manu Gavassi posou sensual para a revista Vip deste mês. Mas não ficou satisfeita com o resultado. Ela alegou que a foto da capa havia sido excessivamente modificada no Photoshop, e que aquela imagem não a representava.
“Não pareço uma garota real, pareço um boneco de cera. Se era pra eu me sentir bonita, poderosa e natural em uma capa dessas, eu me sinto o contrário”, desabafou, em seu perfil no Instagram, a artista de 23 anos.
Opiniões divididas
Com a hashtag #MeSintoLindaComoSou, incentivou seus seguidores a compartilhar fotos em que se sentissem belos sem nenhuma edição. E mais: Manu fez outro ensaio, desta vez em casa, com pouca maquiagem e sem Photoshop, é claro, e divulgou as fotos nas redes sociais.
Ela recebeu inúmeras manifestações de apoio, mas também foi criticada. Algumas pessoas alegaram que todo mundo sabe que as revistas usam Photoshop, e que os retoques feitos nas fotos de Manu não foram tão significantes para tamanho estardalhaço.
Distorcida
O mesmo aconteceu com a apresentadora Ana Hickmann. Ela posou para a revista Claudia de janeiro e, na foto da capa, seu rosto estava bem diferente, com boca, bochechas e olhos modificados.
É claro que tanto Photoshop causou incômodo. Quando a publicação divulgou a capa no Instagram, a própria Ana Hickmann se manifestou: “Gente!!! Essa não sou eu”, escreveu ela, completando o post com uma carinha triste.
Alguns seguidores também se mostraram indignados, não só pela imagem, mas também pela postura da revista: “A revista luta pelo empoderamento das mulheres, premia as que mais se destacam no cenário nacional e fazem essa atrocidade na capa? Não condiz com o que prática. Além disso, a Ana é linda e não merecia esse Photoshop todo", escreveu um internauta.
Cadê a tatuagem?
Carol Castro não esconde de ninguém – pelo contrário, vive exibindo por aí – a sua tatuagem tribal na barriga. Mas, volta e meia, a atriz aparece em campanhas de marcas que, simplesmente, apagam a sua marca registrada na hora de divulgar as fotos.
Em 2010, por exemplo, a atriz foi capa da revista Boa Forma... sem a tatuagem! Alguns dias depois, vazou na internet a imagem original. Carol aparecia um pouco menos bronzeada, com a barriga menos chapada, e lá estava o tribal!
Na época, ela se manifestou em seu blog: “Primeiro, dizem por aí que eu detesto a minha tatuagem. Nunca disse nem que não gostava, muito menos que detestava (...). Quem trabalha com foto sabe: não tem quem não use (o Photoshop), nem que seja para alterar uma luz, uma sombra e por aí vai. Todas as fotos passam por algum tratamento”.
Ops, faltou um pedaço
Não é só nas revistas que a edição das imagens dá aquela escorregada. Em 2011, em um comercial de televisão, Fernanda Vasconcellos apareceu sem umbigo! Na tentativa de deixar a barriga da atriz lisinha e disfarçar as imperfeições na pele, o responsável pela edição exagerou.
O assunto foi um dos mais comentados no Twitter, na época, e logo o problema foi corrigido pela agência de publicidade responsável pelo anúncio. Fernanda usou o bom humor para tratar do assunto, também pelo Twitter:
“Se eu soubesse que era fácil assim estar nos TT’s (Trending Topics, os assuntos mais falados na rede social), tinha tirado meu umbigo antes, pô!”
Acredite em você, não nas revistas
Segundo a psicóloga e professora da Feevale Denise Quaresma da Silva, quem se espelha nas modelos “perfeitas” pode acabar frustrada, pois essa perfeição, como deu pra ver, pode não existir.
– A imagem que é apontada como o padrão ideal pode causar um sentimento de menor valor, sobretudo em pessoas com fragilidade psíquica ou na adolescência, quando são comuns os conflitos em relação ao corpo. O padrão de beleza produzido pela mídia para as mulheres não é possível de ser alcançado, pois todas as imperfeições são eliminadas. Infelizmente, quanto menos valor as mulheres creem que têm, mais facilmente serão vítimas desta ditadura da beleza.
A dica, portanto, é acreditar em você mesma:
– Valorize seus atributos pessoais, entenda a sua diferença como sendo parte da sua singularidade.
Com vocês, o todo-poderoso
O poderoso Photoshop, um dos programas de edição de imagens mais famosos que existe, é capaz de fazer de tudo, se operado por alguém que entende do assunto. Confira um vídeo que mostra o antes e o depois de uma foto editada com o Photoshop:
Programinha de computador milagroso!
// Aumenta bumbum, diminui barriga e culotes. Afina ou engrossa pernas.
/// Arrebita o nariz, acaba com bolsas embaixo dos olhos e empina os seios
/// Muda o cabelo e a cor da pele. Disfarça ou até elimina celulites e estrias.