Estrelas da Periferia
Rock pesado e com letras em inglês no Belém Novo? Conheça a Rural Roads
Banda investe em um som mais pesado e já marcou presença em festival de grupos locais, no bairro. Ainda este ano, pretende lançar primeiro CD, 100% autoral
Na estrada desde 2009, a banda de rock Rural Roads vem tentando quebrar preconceitos dentro do Bairro Belém Novo, na Zona Sul da Capital, onde predominam gêneros como pagode e funk. Guilherme “Formiga” Anacleta, guitarrista e fundador, lembra que começou a pensar em formar o grupo em 2008. Na época, com a abertura do bar Rock House, a região ganhou um espaço para talentos locais, mas logo fechou e virou uma casa de pagode.
– O bairro nunca teve muito espaço para o rock. A partir dali, comecei a pensar em fundar o grupo. Sempre curtimos esse tipo de som e achávamos que a cena local tinha que ser priorizada – conta Guilherme.
Conheça outras histórias de Estrelas da Periferia
No ano seguinte, ao lado de integrantes que já deixaram a turma (a atual formação está junta desde o começo de 2015), ele fundou a Rural Roads, nome inspirado no próprio bairro.
No ano seguinte, ao lado de integrantes que já deixaram a turma (a atual formação está junta desde o começo de 2015), ele fundou a Rural Roads, nome inspirado no próprio bairro.
– No caminho para Belém, existem várias placas nas quais está escrito caminhos rurais. Adaptamos para Rural Roads – diz Guilherme.
Inspirada em mestres do gênero como Ozzy Osbourne, a banda surgiu com uma proposta ousada: rock pesado e letras em inglês. Nos primeiros três anos, caracterizou-se por um show de covers e pouca produção autoral.
Autorais
Em 2013, deu uma virada na sua trajetória. Como já vinha participando do Festival de Bandas Belendrinas, evento local destinado a roqueiros do Belém que fazem som autoral, a ideia de apostar no talento do grupo ganhou corpo.
– A exigência do Eduardo Rodrigues, produtor e músico, fundador do evento, sempre foi que as bandas tivessem música própria. E isso acabou sendo o empurrão para que a Rural Roads criasse um show 100% autoral como fazemos hoje – comenta o guitarrista.
Leia mais sobre famosos e entretenimento
Em 2014, gravaram o primeiro EP demo (disco experimental com poucas faixas) com sete músicas. O próximo passo, que deve rolar ainda neste ano, é a gravação do primeiro CD, com canções próprias como Hold Your Ground.
– O mercado para rock mais pesado é difícil em Porto Alegre, mas conseguimos um espaço na cena alternativa – comemora Guilherme. Ainda integram a Rural Roads os músicos Mauricio Zappa (bateria), Giancarlo Cabrera (vocal), Douglas Bu (baixo) e William Guimarães (guitarra).
Pitaco de Quem Entende
Claus, da dupla com Vanessa, fala sobre o Rural Roads:
– A banda tem uma pegada muito boa! Deixo a dica que tentem mesclar um pouco mais, incluindo elementos melódicos dentro do rock deles.
– Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
– Para falar com a Rural Roads, ligue para 9398-2897.