Lady
Em clima de Dia dos Namorados, confira dicas para evitar as brigas em função das redes sociais
A psicóloga Ana Paula Freitas ensina que, antes de tudo, é preciso curtir bons momentos a dois fora do mundo virtual
Compartilhar fotos, vídeos, passeios e opiniões nas redes sociais faz parte da rotina da grande maioria. E, no dia a dia dos relacionamentos, também: muitos apaixonados adoram exibir sua relação, ainda mais com a proximidade do Dia dos Namorados, neste domingo.
Mas pode existir um lado ruim nessa história. Curtidas, postagens ou status de relacionamento, às vezes, geram briga:
– A rede social não acaba com o relacionamento, mas, sim, o uso que as pessoas fazem dela. A maior dica é não deixar que o virtual substitua os momentos que podem ser vividos juntos – destaca a psicóloga e professora da Fadergs Ana Paula Freitas.
Confira cinco lições para o seu romance não cair nas armadilhas das redes sociais!
Leia outras notícias do Lady
1) Cuidado com exagero
Não faz mal declarar o seu amor em público de vez em quando, com uma foto bacana ou um texto especial. Mas cuidado com o exagero.
– Exposição demais nas redes sociais nunca é bom. Preserve a intimidade do casal – orienta Ana Paula.
Converse com o seu amor para definir os limites. Você prefere que ele não poste fotos? Deixe claro. Se postar cada passo dos dois e ele não gostar desse hábito, seu comportamento pode causar brigas e até comprometer outras áreas:
– Algumas pessoas correm o risco de se prejudicarem no trabalho, se usam a rede social para este fim.
2) Preserve a privacidade
Costuma espiar a rede social ou o celular do seu amor quando dá? Cuidado!
– Quando se precisa controlar o outro, está faltando confiança na relação – alerta a psicóloga.
A espionagem invade o espaço alheio. É melhor cada um ter sua senha, e, se surgir aquela pulga atrás da orelha, pergunte sem rodeios nem cobranças exageradas.
3) Nada de fazer pressão
Início de relacionamento passa por aquela fase em que não se sabe se já virou namoro. E, aí, surge a dúvida: será que troco meu status de relacionamento, ou quem vai tomar a iniciativa?
– O melhor é que as pessoas coloquem no Facebook o que se sentem à vontade, não por pressão externa, seja do parceiro ou de terceiros – afirma Ana Paula.
Por isso, nada de indiretas! Até porque, trocar o status não quer dizer encarar o relacionamento com seriedade de fato.
4) Ex como amigo: pode?
Ter ex como amigo na rede social pode? Quando o assunto é bem-resolvido, sim! Se seu amor se incomoda com isso, deixe claro que o namoro de vocês é mais importante.
E, se é seu namorado quem segue amigo da ex dele, vale dizer que isso a incomoda, se for o caso. Mas fazer exigências pode causar mais brigas.
5) Fuja de conflitos
Você adora postar fotos em que aparece produzida, e ele se incomoda? Quando o assunto são as postagens do seu amor, a questão é simples conforme Ana Paula:
– Não tente transformar a pessoa em quem gostaria que ela fosse.Não é legal pedir para mudar.