Falando de Sexo
Pedofilia e abuso: converse com seus filhos a respeito em casa
É importante falar com eles sobre tudo e não precisa ser um bate-papo com horário marcado.
Já escrevi há alguns anos para vocês e, agora, estou precisando muito da orientação de especialistas nestes assuntos sexuais. Minha filha ficou muito impressionada com o caso da menina que foi abusada por vários homens.Eu e o meu marido estávamos conversando e queríamos saber se devemos falar com os filhos sobre abuso sexual e pedofilia.
Querida amiga, as famílias ainda têm dificuldade de conversar sobre sexo em casa. Muitos pais acham que, ao falar sobre isso, podem estar incentivando os filhos a transar. Só que não acontece bem assim.
É importante conversar com eles sobre tudo e não precisa ser um bate-papo com horário marcado.
Aproveite aquelas oportunidades das novelas e dos seriados para conversar. É muito importante este tema da pedofilia e do abuso sexual de crianças e adolescentes, porque é uma realidade triste e o pior: acontece com pessoas próximas.
Na cabecinha delas, aquele carinho, inicialmente, não as assusta. Mas as crianças precisam aprender, desde pequenas, a conhecer e respeitar seus corpos e saber que ninguém tem o direito de manipulá-las, de machucá-las ou de forçá-las a qualquer comportamento sexual.
A principal orientação que os pais devem passar para os seus filhos é de não fazerem amizade com estranhos, principalmente na internet. Explique que as pessoas costumam usar perfis falsos para se aproximarem dos outros.
Confira os amigos que ele tem nas redes sociais e esteja sempre atenta aos bate-papos que rolam nesse meio virtual. Conversar sobre o assunto é a melhor forma de prevenção, acredite!
Leia outras colunas do Falando de Sexo
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br