Cinco anos sem Amy
Amy Winehouse: quatro músicas e um filme para relembrar a cantora
A aclamada compositora inglesa foi encontrada morta cinco anos atrás em seu apartamento, em Londres

Amy Winehouse morreu dia 23 de julho de 2011, após uma overdose de álcool, quando tinha 27 anos. Encontrada em sua casa, em Londres, a cantora teve uma carreira tão curta quanto bem-sucedida: ela lançou apenas dois discos de estúdio durante a carreira, Frank e Back to Black. Lioness: Hidden treasures, com gravações inéditas, saiu postumamente.
Aclamada pelo público e pela crítica, a britânica de voz potente teve seus últimos anos conturbados por seu vício em drogas pesadas e por distúrbios alimentares. Ela se apresentou no Brasil em janeiro do mesmo ano, passando por Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
Selecionamos quatro músicas – além do documentário sobre sua vida – para relembrar a cantora e compositora:
Leia mais
Conheça os bastidores do último grande show de Amy, em Florianópolis
Pai de Amy faz novas críticas a documentário sobre a cantora
Veja outras notícias sobre música em Zero Hora
1 – Rehab
Primeira música do disco Back to black, tem uma letra que reflete o difícil período pelo qual a Amy passava. "Eles tentaram me levar para a reabilitação, mas eu disse 'não, não, não'. Sim, eu estive mal, mas quando eu voltar, vocês vão saber" – canta.
2 – Back to black
Canção-título do segundo álbum de estúdio da cantora e compositora, a letra – composta por ela em parceria com Mark Ronson – fala do difícil relacionamento que Winehouse teve com Blake Fielder-Civil.
3 – The girl from Ipanema
A versão em inglês da música composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim foi lançada no álbum póstumo Lioness: Hidden treasures, que reunia canções inéditas de Amy Winehouse e foi lançado no mesmo ano de sua morte.
4 – Valerie
Presente apenas na edição deluxe do disco Back to black, Valerie também teve uma versão incluída em Lioness: Hidden treasures. No disco original, a gravação é da performance ao vivo que Amy fez na rádio BBC 1, em 2007.
5 – Amy
Lançado em setembro de 2015 no Brasil, o documentário traz gravações caseiras e entrevistas com amigos íntimos de Amy Winehouse. A produção, que venceu o Oscar 2016 de melhor documentário, pode ser assistida na Netflix.